O primeiro Gripen NG para o Brasil vai voar antes de julho na Suécia
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

O primeiro Gripen NG para o Brasil vai voar antes de julho na Suécia

O mock-up do Gripen E exposto na LAAD defence and Security 2017. Foto: Roberto Caiafa
|

Durante a LAAD Defence and Security 2017 a Saab apresentou atualizações do programa de desenvolvimento do caça Gripen NG para o Brasil.

A nova geração da aeronave está programada para voar ainda no primeiro semestre deste ano, na Suécia.

“Grandes avanços estão ocorrendo no programa Gripen para o Brasil. A primeira aeronave para a Força Aérea Brasileira está em produção na fábrica da Saab, em Linköping (Suécia)”, disse Mikael Franzén, chefe da unidade de negócios Gripen Brasil na Saab.

“Além disso, engenheiros brasileiros estão participando do desenvolvimento e da integração dos sistemas do caça. Vemos uma excelente interação entre brasileiros e suecos, e muito entusiasmo por parte dos brasileiros que fazem parte do programa Gripen”, complementou Franzén.

A versão biposto do caça Gripen NG (também chamado de “Gripen F”) está sendo desenvolvida no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN – Gripen Design and Development Network), inaugurado em novembro de 2016, na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

O local já conta com a participação de 56 engenheiros (40 brasileiros e 16 suecos). Usado para treinamento de novos pilotos, o Gripen F será utilizado apenas pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os biplaces devem entrar em operação em meados de 2024. Essa será a primeira aeronave supersônica desenvolvida no Brasil.

Gripen em São Bernardo do Campo

A Saab também confirmou que a fábrica de aeroestruturas do Gripen será instalada em São Bernardo do Campo (SP). Nomeada Saab Aeronáutica Montagens (SAM), a fábrica irá gerenciar a cadeia de suprimentos e produzir partes estruturais da aeronave, como as asas, freios aerodinâmicos e as fuselagens traseira e dianteira do caça.

O envolvimento antecipado do Brasil no projeto e desenvolvimento do Gripen NG garante à Força Aérea Brasileira (FAB) e à indústria do país acesso a todos os níveis de tecnologia, atuais e futuros. O programa de transferência tecnológica para o Brasil teve início em outubro de 2015 e se desenvolverá por dez anos.

Atualmente, cerca de 150 engenheiros brasileiros estão participando de treinamentos teóricos e práticos na fábrica da Saab, na Suécia. Mais de 30 profissionais já retornaram ao Brasil e a maioria está trabalhando no GDDN.

Mais de 350 brasileiros irão participar no programa de transferência de tecnologia. Serão mais de 60 projetos, com duração de até 24 meses.

O Brasil tem uma encomenda inicial de 36 caças Gripen NG. O contrato, assinado pelo governo brasileiro em 2013, é avaliado em 39,3 bilhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 13,4 bilhões na cotação atual.

No Brasil, o Gripen vai preencher a lacuna de defesa e superioridade aérea deixada pelo Dassault Mirage 2000 desativados em 2013. O novo caça, chamado pela sigla “F-39” é projetado para alcançar 2.204 km/h (mais que duas vezes a velocidade do som - mach2).

Dois novos acordos anunciados

A empresa Atmos Sistemas e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) irão trabalhar no programa Gripen para o Brasil, assim como Embraer, Akaer, AEL Sistemas, Atech e Inbra.

A Atmos Sistemas aumentará as capacidades de manutenção de componentes para os sistemas de sensores do Gripen, como equipamentos de radar e de guerra eletrônica. A empresa também será responsável pela manutenção de componentes para esses sistemas no país.

O DCTA estabelecerá a captura de requisitos para a fase inicial, a serem utilizados no desenvolvimento de futuros sistemas complexos de caças. São seis programas de cooperação de Pesquisa e Tecnologia junto aos institutos do DCTA, desde design de aeronaves até engenharia aeroespacial.

A SAAB também divulgou a assinatura de um contrato com a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para o desenvolvimento e produção da próxima geração de um sistema de míssil antinavio.

A encomenda tem valor total de cerca de US$ 358 milhões de dólares e as entregas deverão ocorrer no período entre 2017 e 2026.

O contrato abrange o programa de desenvolvimento de um sistema em configurações para lançamento de plataformas aéreas e navais.

Esta nova geração será integrada ao caça Gripen E, em desenvolvimento, e nas corvetas da Classe Visby.

“Esses mísseis de próxima geração proporcionarão à Força Aérea e à Marinha Real da Suécia com capacidades aprimoradas comparadas com outros mísseis no mercado. Elas terão a capacidade de engajar qualquer alvo, em todas as condições”, afirmou Håkan Buskhe, presidente e CEO da Saab.

Imagens: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto