Brasil integra Rafael Python-4 em seu F-5EM
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil integra Rafael Python-4 em seu F-5EM

A versão de treinamento do Python IV instalada na ponta de asa de um caça F-5EM. Foto: Força Aérea Brasileira
|

A campanha de certificação do míssil de treinamento Rafael Python-4 nos caças F-5EM da Força Aérea Brasileira (FAB) baseados em Canos (RS), registrou avanços.

Denominada Operação Python, essa tarefa altamente especializada começou a ser cumprida em março e deverá ser completada no dia 6 de junho.

As próximas atividades serão desenvolvidas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em conjunto com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto de Fomento Industrial (IFI) e Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV).

“A preparação para a campanha de ensaios envolveu várias análises e relatórios técnicos, abordando os aspectos aerodinâmico, aeroelástico e estrutural do míssil acoplado ao caça”, informa o coronel-aviador Carlos Afonso Mesquita de Araújo, coordenador da Operação Python.

Como são feitos os testes

O míssil de treinamento Python-4 é um moderno equipamento que simula o formato, peso e aspecto do armamento original.

O seeker (cabeça de guiamento) é a única parte que tem funcionamento igual ao míssil real.

A capacidade autonomous air combat manoeuvring instrumentation ou AACMI é outro importante bônus desse material, pois permite recriar em detalhes, no debriefing, as manobras realizadas pelos caças durante os engajamentos.

Dessa maneira, os pilotos conseguem realizar treinamento de combate aéreo mais próximo da realidade, incluindo a informação do alvo estar ou não ao alcance do armamento.

Os voos de ensaios servem para avaliar o desempenho da aeronave em situações mais críticas das fases de decolagem, subida, cruzeiro, combate, descida e pouso, além de verificar a integridade estrutural da aeronave F-5EM quando equipadas com esse recurso.

Imagens: Força Aérea Brasileira / Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto