Morre Jairo Cândido, pioneiro da indústria de defesa no Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Personas (Portugués) >

Morre Jairo Cândido, pioneiro da indústria de defesa no Brasil

Los chalecos a prueba de balas del Grupo Inbrafiltro y Jairo Cândido Foto: Diário do Grande ABC
|

NOTA COMDEFESA FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo)

A última mensagem enviada pelo Dr Jairo Cândido aos seus amigos, em 05 de Maio 2017.

"Amigos

Quero informa-los que o tratamento que eu vinha recebendo não funcionou. Vamos mudar a partir de amanhã para uma quimioterapia tradicional o que vai esticar está internação por no mínimo mais um mês. Com a graça de Deus vamos lá para mais esse desafio. Abraços a todos".

Jairo Cândido

Advogado e empresário de sucesso, Jairo Cândido destacou-se como uma importante liderança na Base Industrial de Defesa Brasileira, através do Comdefesa da FIESP, onde era Diretor Titular, ou a frente do grupo industrial Inbrafiltro, fundado por ele.

Nascido em Santo Anastácio (SP), era tido como um "pescador de oportunidades", uma brincadeira dos amigos fazendo trocadilho com um dos raros passatempos do empresário, a pescaria.

“Se eu faço algo com qualidade, posso usar a qualidade para fazer algo novo?" Essa frase ilustrava bem a personalidade de Jairo Candido. Quando o grupo Inbra iniciou suas atividades, Jairo era apenas um modesto fabricante de tecidos especiais,.

No final dos anos 70 surge o convite da multinacional Akzo Nobel e a empresa passa a fabricar coletes a prova de bala, rapidamente tornando-se referência no mercado brasileiro.

Anos depois, com o conhecimento acumulado nessa área, o Grupo Inbrafiltro tornou-se uma das maiores empresas de blindagem de veículos no Brasil.Oferecida inicialmente apenas para embaixadas e políticos de destaque, a blindagem de automóveis é a principal atividade do Grupo Inbra na atualidade.

Com a explosão da violência urbana no País, a companhia expandiu sua capacidade, ocupando uma área de 140 mil metros quadrados, localizada em Mauá, na Grande São Paulo. Naquela planta, a empresa blinda 130 automóveis por mês, ao custo de R$ 40 mil a R$ 90 mil por unidade.

Homologada por 12 diferentes montadoras de automóveis instaladas no Brasil devido a alta qualidade e conformidade de seus produtos, a Inbra oferece a "blindagem transparente", inteiramente produzida em uma fábrica própria, exclusivamente desenvolvida por seus engenheiros e técnicos.

Essa mesma planta fabril produz janelas e portas blindadas para aviões da Embraer, dentre outros produtos.

Com a escolha do Saab Gripen NG pela Força Aérea Brasileira em 2013, Jairo Cândido e o Grupo Inbrafiltro assumiram uma importante tarefa,, juntamente com a Akaer, AEL Sistemas e outras empresas, tornar realidade a industrialização de produção da aeronave supersônica nas cidades de São José dos Campos e São Bernardo do Campo, no interior do Estado de São Paulo (o mais rico do País).

Fornecer avançados veículos blindados 4x4 de uso militar/policial, de desenho e produção nacional, esse era o objetivo mais recente de Jairo Cândido.

Uma iniciativa pessoal sua, o VBR 4x4 Gladiador II encontra-se hoje em avançado estágio de desenvolvimento, sendo continuamente submetido a provas de campo e testes de homologação pelo Exército Brasileiro e pela equipe de engenharia do Grupo Inbra.

Sua entrada no mercado deverá ocorrer em 2018 segundo as previsões da própria empresa.

Imagens: Roberto Caiafa/Diário do Grande ABC



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto