Marina do Brasil: um ano de cortes
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Marina do Brasil: um ano de cortes

El PROSUB, la Corveta Tamandaré, el Barco Patrulla, el puerto helicópteros HMS Ocean: 2017 para la Marina de Brasil.
|

As Forças Armadas do Brasil, mediante o grave quadro econômico e político existente no País, viram-se forçadas a adotar medidas restritivas, diminuindo o ritmo de alguns programas estratégicos, redirecionando outros ou simplesmente deixando alguns deles “morrerem” naturalmente.

Esse foi o caso do PROSUPER, definitivamente “enterrado” no seu formato original compreendendo cinco fragatas de seis mil toneladas, quatro navios-patrulha oceânicos, de 1,8 mil toneladas, e um navio de apoio, de 22 mil toneladas, com investimentos estimados em US$ 6 bilhões.

Em seu lugar, a Marinha do Brasil introduziu o mais realista Programa das Corvetas Classe Tamandaré (cujo RFP será anunciado no dia 19 de dezembro), prevendo a construção de quatro exemplares em associação com estaleiro estrangeiro que trabalhará em parceria com a Emgepron, responsável pelo gerenciamento industrial do programa.

O ano foi marcado por reuniões entre o almirantado e os diversos atores envolvidos, visitas de comitivas de países interessados em participar (caso dos Emirados Árabes Unidos, Ucrânia, Alemanha, Suécia, França e Itália) ao Brasil, etc.

Como complemento dessa diretriz, a Marinha também está preparando as bases de uma concorrência para a construção, seja no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro ou outro estaleiro contratado, do navio patrulha de 500 toneladas.

O PROSUB, prioridade máxima da Marinha, diminuiu o ritmo das obras em Itaguaí. As estruturas exclusivamente “nucleares” foram postergadas em favor da conclusão das instalações do shiplift (elevador de navios) e do estaleiro de construção e manutenção, necessários para manter o cronograma dos quatro submarinos convencionais S-BR dentro dos prazos reajustados anteriormente.

O “Riachuelo”, primeiro submarino que será entregue, encontra-se em avançado estágio de construção, tendo recebido recentemente o cradle de vante, onde ficam a sala de torpedos e seus tubos, o centro de operações de combate e a instalação do sonar de casco.

Quanto ao SN-BR de propulsão nuclear, o LABGENE (reator de testes em terra idêntico ao que será instalado a bordo) obteve grandes avanços em sua instalação. O massacrante corte de verbas nos programas que utilizam energia nuclear, e de resto, os cortes em toda a ciência de alta tecnologia brasileira contribuíram para a Marinha anunciar um novo delay (atraso) nas previsões de conclusão e lançamento do SN-BR.

No setor operativo, apesar das dificuldades, o ano foi bastante agitado. O NDM Bahia (G40) foi capacitado para lançar e receber helicópteros navais a noite em seus dois convoos, e participou de várias manobras e exercícios importantes.

Na UNIFIL (Líbano), prossegue o revezamento de fragatas ou corvetas brasileiras atuando no litoral daquela nação mediterrânea.

A modernização dos jatos A-4K Skyhawk (AF-1 Falcão) foi suspensa, e somente mais cinco serão entregues (dois já foram recebidos, um perdido em acidente que será reposto).

Até o fechamento desse artigo, não se conhecia o status dos programas COD/AEW embarcados, mas tudo indica que não terão continuidade.

A Marinha ainda precisa definir qual será seu futuro helicóptero de treinamento primário/intermediário/avançado, para substituir os poucos Bel Jet Ranger III que restaram, e garantir a continuidade de recursos para o programa UH-15B ASW/ASuW (armado com mísseis Exocet), realizado em parceria com a Helibras e a MBDA/Avibras Aeroespacial.

O Corpo de Fuzileiros Navais recebeu os Astros 2020 encomendados, constituído por Lançadores Múltiplos de Foguetes montados sobre viaturas, necessários para estender o alcance da Artilharia de Campanha em profundidade, e começou a receber os blindados anfíbios CLANF modernizados ao padrão Reliability, Availability, Maintainability/Rebuild to Standard (RAM/RS).

Por fim, a Marinha e o Ministério da Defesa continuam negociando a aquisição do navio britânico HMS Ocean.

Após tomar a decisão de desmobilizar e aposentar o NAe A-12 São Paulo, o Comando da Marinha decidiu adquirir um navio maior e mais capaz que o G-40 Bahia para fazer o papel de Nau-Capitânea da Esquadra.

O Ocean vai oferecer maior capacidade expedicionária e mais flexibilidade operacional para o Corpo de Fuzileiros Navais, e uma plataforma mais adequada para helicópteros navais de médio/grande porte, atuando em operações aéreas de apoio e suporte e/ou missões de assalto anfíbio.

No entanto, permanecem dúvidas sobre qual será o setup de equipamentos, implementos e veículos embarcados que serão entregues junto com o porta helicópteros/navio de assalto, e quais sistemas e armamentos defensivos não serão disponibilizados (negados) a Marinha do Brasil.

Imagens: Marinha do Brasil, Royal Navy, Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto