menú responsive
AMÉRICA | Plataformas
-/5 | 0 votos

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Exército brasileiro registra marca Guarani

Dois mil blindados Guarani foram encomendados pelo EB a Iveco Veículos de Defesa.

Dois mil blindados Guarani foram encomendados pelo EB a Iveco Veículos de Defesa.

12/06/2018 | Belo Horizonte

Roberto Caiafa

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu ao Exército Brasileiro (EB), por intermédio da Diretoria de Fabricação (DF), o Certificado de Registro da Marca Guarani.

Esse certificado, nos termos das normas vigentes, assegura a garantia da propriedade e do uso exclusivo da marca ao EB.

Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média de Rodas Guarani (VBTP-MR Guarani) faz parte dos Projetos Estratégicos do Exército, sendo alçada da fase de Projeto para Programa Guarani.

O Programa Estratégico do Exército Brasileiro VBTP-MR Guarani encontra-se em estágio de produção, de acordo com a descrição existente na Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar.

Para ver mais imagens do Guarani clique aqui

Não obstante, prosseguem as atividades de pesquisa e desenvolvimento do produto (Product life-cycle management ou PLM), principalmente no que diz respeito à melhoria da viatura.

Nesse sentido, o carro já recebeu a integração de kits extras de blindagem rígida, blindagem maleável na forma de “cercas” laterais anti-rpg, suportes externos para transporte do material individual da tropa embarcada, novas versões da torre de armamento manual REMAN e automatizada REMAX, ambas da Ares Aeroespacial, etc.

O recebimento desse Certificado de Marca pela Diretoria de Fabricação do Exército, que é a responsável pela Gerência Técnica do Projeto, trouxe um avanço significativo na Pesquisa e Desenvolvimento da VBTP-MR Guarani.

Tal conquista dará ao Exército Brasileiro a exclusividade do uso e garantia da propriedade da marca atribuída à VBTP-MR Guarani.

Imagens: Roberto Caiafa

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

APPS

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje