menú responsive
AMÉRICA | Tierra
-/5 | 0 votos

Especial blindados de transporte en Latinoamérica

O M113B, a espinha dorsal do Brasil

M113 modernizado

M113 modernizado

09/08/2018 | São Paulo

Roberto Caiafa

O M113 constitui a maior família de veículos blindados sobre lagartas do mundo, contando com mais de 80 mil unidades atualmente em serviço em pelo menos 44 países. No Brasil, a BAE Systems obteve contratos em 2011 e 2016 para atualizar 386 unidades do modelo VBTP M113B do Exército. Esse longevo e conhecido veículo blindado ocidental foi adotado pelo Exército Brasileiro no início dos anos de 1970, e rapidamente tornou-se a coluna vertebral dos meios blindados de transporte de infantaria, alcançando a marca de 585 exemplares em carga, aproximadamente.

A empresa BAE Systems vem trabalhando em parceria com o Exército para realizar o programa de modernização do VBTP M113B  no Brasil, no Parque Regional de Manutenção 5 do Exército, em Curitiba (PR).  A atualização para a configuração M113 A2 MK1 mais recente inclui a reforma do casco e dos componentes, e a substituição ou atualização dos motores, transmissões e sistemas de resfriamento, conferindo um nível superior de desempenho geral, flexibilidade operacional e prontidão ao veículo.

O Projeto de Modernização, da VBTP M113B para a versão M113 BR, teve início em 2012, por meio de acordo internacional, via programa Foreign Military Sales (FMS) entre os Governos do Brasil e dos Estados Unidos da América, com a participação da empresa BAE Systems.

A produção seriada foi efetivamente iniciada em 2013, com a primeira fase, correspondente ao primeiro contrato via FMS, o qual se encerrou em 2015 e foi responsável pela modernização de 150 viaturas. Hoje, está em andamento a segunda fase, relativa ao segundo contrato de mesma natureza, com previsão de encerramento em 2019, contemplando outras 236 viaturas. O possível terceiro contrato ainda se encontra em fase de estudo pelo Estado-Maior do Exército e pelo Comando Logístico.

Nesse processo de modernização, a VBTP M113 BR recebe outro conjunto de força e um reforço na suspensão, além de alterações de sistemas e componentes que permitem suportar a potência adicional de cerca de 90cv, característica técnica desejável para acompanhar a Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (VBCCC) Leopard 1A5 BR, em uma Força-Tarefa. O Projeto conta, ainda, com modificações no Sistema de Comunicações, através da adoção do equipamento rádio FALCON III e do Intercom SOTAS.

 

 Ficha Técnica

 

Fabricante

FMC-United Defense / BAE Systems - Estados Unidos da América

Tripulación

2+11

 

Dimensões

Longo: 4.86 metros. largura: 2.54 metros. Altura: 2 metros.

Peso vazio

9.800Kg

Peso preparado para combate:

10.600Kg

 

Sistema de tração

Orugas / colchonetas

Motor

Mercedes Benz OM-352-A 6cyl turbo diesel

Poder

180 cv

Velocidade máxima

64 Km/h

Velocidade em terrenos irregulares

40 km/h

 

Combustível no tanque

310 litros

Autonomía máxima

320 km

Armamento básico

1 x 12.7mm Browning M2 (Calibre: 12.7mm - Alcance estimado de 1.5 Km a 2.4 Km)

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

APPS

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje