Navio capitânia da Marinha do Brasil chega ao Rio de Janeiro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Navio capitânia da Marinha do Brasil chega ao Rio de Janeiro

Llegada del PHM A-140 Atlántico a Brasil. Foto: Roberto Caiafa.
|

Com a chegada do PHM A-140 Atlântico* ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro no último dia 25 de agosto, o poder naval brasileiro recebeu um reforço estratégico de grande significado.

O navio tem 204 metros de comprimento e desloca cerca de vinte e duas mil toneladas quando completamente carregado.

Após uma viagem de cinco meses longe do Brasil e todos os desafios colocados aos marinheiros brasileiros, como conviver com a tripulação inglesa absorvendo experiências e informações técnicas a respeito do Porta-Helicópteros Multipropósito em língua inglesa, oficiais, graduados e praças realizaram cursos ministrados pela Royal Navy e pelos fabricantes dos equipamentos de bordo, bem como acompanharam as manutenções que proporcionaram o recebimento do navio.

“Durante esse período de recebimento nós tivemos a oportunidade de conviver com os militares da Royal Navy (Marinha Britânica), os antigos tripulantes do navio, e em todo esse período eles nos colocaram a par de tudo o que eles fizeram ao longo desses 20 anos de operação do navio”, explicou o capitão-de-mar-e-guerra Giovanni Correa, comandante do Atlântico.

Após 18 dias percorrendo o mar que lhe dá nome, sob o comando do seu orgulhoso primeiro comandante, o mais novo navio de guerra da Esquadra Brasileira entrou triunfante pela orla da cidade dos cariocas para ser saudado, visto e conhecido.

Um dia histórico para os Soldados do Mar.

O começo: Arraial do Cabo

Após uma longa viagem até a cidade litorânea de Arraial do Cabo (RJ) (com pernoite), a reportagem embarcou ao amanhecer do dia 24 de agosto em um lanchão de desembarque do tipo landing craft, vehicle, personnel (LCVP), usada para lançar Fuzileiros Navais do mar para terra em um assalto anfíbio.

Em menos de 20 minutos de viagem (e um repórter mareado), a lancha rápida chegou ao PHM e foi içada pelo sistema de recuperação automatizado direto para seu compartimento na lateral do navio.

Após a recepção formal a bordo, a imprensa pode conhecer os compartimentos principais do navio, as operações aéreas, as confortáveis instalações de bordo, e a modernidade de seus sistemas e equipamentos.

O A-140 encontra-se em impecável estado de conservação e prontidão operacional, testemunho inegável da excelência do trabalho realizado pela sua tripulação.

Acomodados em camarotes para quatro pessoas, e compartilhando banheiros muito bem equipados, a conclusão: habitabilidade superior à média observada em outros navios da frota (a começar por um ar-condicionado realmente eficiente).

A modernidade do Atlântico se faz presente em todas as áreas. Nos conveses e deques é notável a qualidade dos equipamentos e dos materiais empregados.

Detalhes pitorescos como anteparas de portas cortadas a maçarico para permitir a Rainha da Inglaterraconseguir visitar o navio no dia do seu descomissionamento (madrinha de batismo da embarcação), ou as máquinas de gelo em cubos espalhadas pelos corredores são alguns detalhes entre dezenas de itens que fazem parte do navio.

Um colosso com DNA britânico

Projetado para as tarefas de Controle de áreas marítimas, projeção de poder sobre terra, pelo mar e ar, o Atlântico dispõe de considerável capacidade de suporte hospitalar, visando a apoiar uma Força Naval em operações de guerra naval.

Além do Comandante, o navio possui atualmente uma tripulação de 303 militares. Após a sua chegada ao Brasil, deverá receber mais 129 tripulantes para completar sua dotação.

O A-140 também é talhado para realizar missões de caráter humanitário, auxílio a vítimas de desastres naturais, de evacuação de pessoal e em operações de manutenção de paz, além de poder ser empregado em missões estratégicas logísticas, transportando militares, munições e equipamentos.

Projetado para operar com até sete aeronaves em seu convoo e outras doze no hangar, pode transportar Grupamentos Operativos de 500 a 800 Fuzileiros Navais e projetá-los por movimentos helitransportados, ou por superfície, empregando suas quatro lanchas de desembarque do tipo LCVP, a partir de uma distância de até 200 milhas da costa (cerca de 320 km).

Possui, ainda, diversas salas de planejamento para uso de Estado-Maior.

É dotado de um Sistema de Combate que integra o Sistema de Comando e Controle LPH CMS, quatro canhões de 30 mm DS30M Mk2, dois Radares 1007, um Radar 1008 e do moderníssimo Radar Artisan 3D 997, com elevada capacidade de detecção e acompanhamento.

A propulsão é composta por dois motores diesel (MCP) Crossley Pielstick 12 P2.6V400, de 520 RPM cada, 12 cilindros, 6750 KW acionando dois eixos propulsores e dois hélices de passo fixo com cinco pás, através de duas caixas redutoras – GEC ALSTHOM (na razão 3,029:1).

O Navio possui quatro grupos diesel geradores (DG), sendo os motores diesel de marca/ modelo GEC/ Ruston 12 RKCZ e geradores Siemens/Hyundai 2000 kW, de 440 v.

Um sistema de tratamento de águas servidas permite armazenar e processar, simultaneamente, águas negras e cinzas.

O processamento é realizado por degradação biológica e separação por membranas. Não há a adição de produtos químicos, possibilitando a descarga final, direta para o mar.

A rede de combate a incêndio é composta por dois anéis de distribuição contínuos, nos conveses dois e cinco (convés do piso do hangar), supridos por uma das três bombas de 100 m3/h; ou por uma das cinco bombas de 300 m3/h.

Há ainda quatro moto-bombas de emergência de 100 m3/h. O navio é dotado de sete reparos (equipes) de CAV.

De fato, mais de um terço da tripulação recebe treinamento extra de controle de avarias, além de suas atividades originais, como forma de aumentar a segurança de bordo e diminuir fatores de risco.

Autoridades a bordo

Antes de atracar no AMRJ, o Atlântico recebeu a visita de diversas autoridades civis e militares.

O ministro da Defesa, general Silva e Luna, o embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, acompanhados pelo comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, foram recebidos a bordo pelo comandante do A-140 e sua tripulação em forma no hangar de aeronaves.

Praticamente todo o almirantado, diversos almirantes da reserva (Esquadra e Fuzileiros), o ex-comandante do Exército Brasileiro, general Enzo Peri, o ex-comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, dentre outros, prestigiaram a chegada do Porta Helicópteros Multipropósito ao Rio de Janeiro.

As famílias e os Tripulantes

Nas proximidades da Escola Naval, o navio executou a salva protocolar de 21 tiros, tradição naval que for respondida pelos obuseiros Light Gun do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais, com suas peças posicionadas na Escola Naval.

Isso deu início a Parada Naval, ocasião em que navios da Esquadra receberam o Nau-Capitânea em postos de continência.

Cerca de mil pessoas foram ao Primeiro Distrito Naval, na região central do Rio de Janeiro, acompanhar a chegada do Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico no sábado, 25 de agosto.

A maioria do público presente era formada por familiares dos 303 militares a bordo da embarcação, e há cinco meses longe do Brasil realizando cursos para aprender a operar o navio.

A emoção registrada nas imagens dispensa qualquer legenda.

Nota do Autor: Ao longo da semana Infodefensa vai publicar uma série de artigos sobre o PHM A-140 Atlântico, incluindo vídeos.

* – O PHM “Atlântico”, HMS “Ocean” na Marinha Real Britânica, foi construído em meados dos anos 90. Comissionado em setembro de 1998, operou a partir da Base Naval de Devonport, em Plymouth. No seu histórico de serviço, constam operações navais em apoio a ações humanitárias no Kosovo e na América Central.

– A assinatura do contrato entre o Brasil e o Reino Unido para aquisição do HMS “Ocean” ocorreu em 19 de Fevereiro de 2018, a bordo do navio.

– O descomissionamento do navio ocorreu em 27 de Março de 2018, em Plymouth.

– No dia 29 de junho de 2018 foi realizada, na Base Naval de Sua Majestade, em Devonport, na cidade de Plymouth – UK, a Cerimônia de Mostra de Armamento do Navio.

– Em 1º de agosto de 2018, o PHM Atlântico iniciou sua viagem com destino ao seu porto sede, no Rio de Janeiro, com escala em Lisboa, Portugal.

Imagens: Roberto Caiafa para Infodefensa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto