menú responsive
AMÉRICA | Armada
-/5 | 0 votos

Indústrias Nucleares do Brasil

Marinha inaugura 7ª cascata de ultracentrífugas de urânio.

A inauguração faz parte da 1ª fase da implantação da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio.

A inauguração faz parte da 1ª fase da implantação da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio.

20/09/2018 | Belo Horizonte

Roberto Caiafa

  Veja o vídeo das centrífugas

No dia 30 de agosto, o Brasil deu mais um importante passo para aumentar a capacidade de enriquecimento de urânio, com a inauguração da 7ª cascata de ultracentrífugas, na fábrica de combustível nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil, em Resende-RJ.

Marinha do Brasil (MB), por meio do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), é responsável pela fabricação, instalação e comissionamento das cascatas de ultracentrífugas.
 

A nova cascata promoverá o aumento de 25% da produção de urânio enriquecido, que é a transformação desse minério em combustível nuclear.
 
A inauguração faz parte da 1ª fase da implantação da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio, projeto em conjunto com a Marinha, que visa à instalação de 10 cascatas de ultracentrífugas, e deverá, ao final, atender cerca de 70% da demanda de urânio enriquecido necessário para uma recarga da Usina Nuclear de Angra 1, localizada no município fluminense de Angra dos Reis.
 
Já a 2ª fase prevê a instalação e o comissionamento de mais 30 cascatas de ultracentrífugas, o que dará à INB capacidade para atender plenamente as recargas das Usinas Nucleares de Angra 1, 2 e 3, atingindo uma escala comercialmente sustentável de produção.
 
A tecnologia de Cascatas Centrífugas, 100% brasileira, é fundamental para a viabilização do Submarino de Propulsão Nuclear Brasileiro (SN-BR), ítem tecnológico principal do Programa de Submarinos ou PROSUB.
 
Imagens: INB / Marinha do Brasil.

 

 
 

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

APPS

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje