Marinha inaugura 7ª cascata de ultracentrífugas de urânio.
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Marinha inaugura 7ª cascata de ultracentrífugas de urânio.

A inauguração faz parte da 1ª fase da implantação da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio.
|

Veja o vídeo das centrífugas

No dia 30 de agosto, o Brasil deu mais um importante passo para aumentar a capacidade de enriquecimento de urânio, com a inauguração da 7ª cascata de ultracentrífugas, na fábrica de combustível nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil, em Resende-RJ.

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), é responsável pela fabricação, instalação e comissionamento das cascatas de ultracentrífugas.

A nova cascata promoverá o aumento de 25% da produção de urânio enriquecido, que é a transformação desse minério em combustível nuclear. A inauguração faz parte da 1ª fase da implantação da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio, projeto em conjunto com a Marinha, que visa à instalação de 10 cascatas de ultracentrífugas, e deverá, ao final, atender cerca de 70% da demanda de urânio enriquecido necessário para uma recarga da Usina Nuclear de Angra 1, localizada no município fluminense de Angra dos Reis. Já a 2ª fase prevê a instalação e o comissionamento de mais 30 cascatas de ultracentrífugas, o que dará à INB capacidade para atender plenamente as recargas das Usinas Nucleares de Angra 1, 2 e 3, atingindo uma escala comercialmente sustentável de produção. A tecnologia de Cascatas Centrífugas, 100% brasileira, é fundamental para a viabilização do Submarino de Propulsão Nuclear Brasileiro (SN-BR), ítem tecnológico principal do Programa de Submarinos ou PROSUB. Imagens: INB / Marinha do Brasil.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto