menú responsive
AMÉRICA | Tierra
-/5 | 0 votos

Programa Astros 2020

Avibras completa entrega de viaturas padrão MK.VI

Lançadora Astros 2020 dispara salva foguete SS-30.

Lançadora Astros 2020 dispara salva foguete SS-30.

02/10/2018 | Formosa, GO

Roberto Caiafa

No dia 28 de setembro, o Exército Brasileiro recebeu um lote de 8 viaturas ASTROS, padrão MK-6, como parte do Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020, que visa contribuir com o Objetivo Estratégico do Exército de dissuasão extrarregional, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa aprovada em 2008.

Foram entregues as seguintes viaturas: Unidade Controladora de Fogo (AV-UCF) – 2 unidades; Posto Meteorológico (AV-MET) – 3 unidades; e Oficina Veicular e Eletrônica (AV-OFVE) – 3 unidades.

A aquisição proporciona nova capacidade de apoio de fogo à Força Terrestre, que poderá bater alvos com maior precisão e a longa distância.

Programa ASTROS 2020 contempla, em seu escopo, o desenvolvimento do Míssil Tático de Cruzeiro e do Foguete Guiado, a modernização das viaturas do atual 6º Grupo de Mísseis e Foguetes e a implantação do Forte Santa Bárbara, em Formosa (GO).

AVIBRAS AEROESPACIAL, empresa estratégica de defesa genuinamente nacional, sediada em São José dos Campos (SP), constitui-se na principal integradora do Programa.

O Comandante Logístico do Exército, general-de-exército Carlos Alberto Neiva Barcellos, acompanhado do diretor presidente da Avibrás, João Brasil Carvalho Leite, mais o comandante do 6º Grupo Lançador de Mísseis e Foguetes (6º GLMF), tenente-coronel artilheiro Elson Lyra Real, protagonizaram a cerimonia de entrega simbólica das chaves de viaturas MK.VI, após a benção das mesmas pelo capelão militar do Forte Santa Bárbara (santa padroeira dos Artilheiros).

Após, ocorreu desfile e parada militar em homenagem as autoridades presentes, e disparo real de foguetes SS-30, SS-40 e SS-60 por uma bateria Astros MK.VI.

Desenvolvimento nacional e regional

O Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Pedro Maciel Capeluppi, viu pela primeira vez uma demonstração de tiros do Astros 2020 em Formosa.

Ele acompanha a execução do programa no Ministério e ficou feliz de ver de perto os resultados para o Exército Brasileiro. “É muito gratificante ver a capacidade de execução e ver a formação de pessoas. Mais importante do que investir em Defesa é investir em pessoas, em exemplos. E é isso que nós vimos aqui hoje”, declarou.

O Exército recebeu as oito últimas viaturas do segundo lote do Sistema Astros, composto de 20 viaturas. A previsão é concluir as obras do Forte de Santa Bárbara até o ano que vem.

“Já na construção há um impacto significativo para o município de Formosa, tendo em vista o emprego de várias empresas da área da construção civil. Quando tivermos todo o efetivo das unidades do Forte de Santa Bárbara atuando aqui, serão mais ou menos 2 mil famílias, gerando demanda por serviços e infraestrutura”, acrescentou o Gerente do Programa Astros 2020 no Escritório de Projetos do Exército (EPEx), general-de-brigada José Júlio Dias Barreto.

Imagens: Roberto Caiafa para Infodefensa.

 

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

APPS

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje