Águas Azuis, Damen-Saab, FLV y Villegagnon optam pelo Tamandaré
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Águas Azuis, Damen-Saab, FLV y Villegagnon optam pelo Tamandaré

Cuatro astilleros europeos están en el short-list de la Corbeta Tamandaré.
|

Águas Azuis, Damen Saab Tamandaré, FLV y Villegagnon Group são os quatro consórcios finalistas do programa Tamandaré. A Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), em coordenação com a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), informa que a “Short List” para o Projeto CCT. As estimativas de custo para a construção de quatro navios Corveta Tamandaré chegam a BRL6,2 bilhões (USD1,5 bilhões).

De acordo com a Marinha, "as avaliações das propostas e o processo decisório observaram as boas práticas de governança pública e princípios aplicáveis à Administração Pública, pautando-se nas avaliações globais das propostas com base nos critérios definidos na RFP nº40005/2017-1, considerando a qualidade técnica e a aderência aos interesses da MB/EMGEPRON".

Quatro Propostas

A proposta da Saab/Damen envolve o Sistema de Gerenciamento de Combate Saab 9LV, utilizado por marinhas de vários países, conhecido por sua flexibilidade e fácil integração de módulos de terceiros.

Neste projeto, a Consub fará a integração de todos os equipamentos. A Akaer, por sua vez, fornecerá outros sistemas de combate.

A Damen será responsável pelo fornecimento da Sigma 10514, já produzido pela empresa, que pode ser adaptado de acordo com as exigências da Marinha do Brasil. O estaleiro Wilson Sons construirá o navio em seu estaleiro no Guarujá, São Paulo.

A proposta da Thyssen Krupp Marine Systems envolve uma parceria com a Embraer e com o estaleiro OCEANA. A proposta da TKMS é baseada na MEKO® A100 Light Frigate.

Uma das principais filosofias de design das classes MEKO® é a iteração de projeto, em que as melhores características de design de cada classe evoluem para a próxima, garantindo que as novas gerações de navios tenham tecnologia, materiais e padrões sólidos e comprovados.

Essa progressão reduz o risco dentro do projeto, permitindo que inovações sejam introduzidas em uma nova classe.

Quanto ao estaleiro OCEANA de Itajaí, Santa Catarina, este pertence ao Grupo CBO. Caso a proposta da seja a vencedora, o estaleiro irá construir os quatro navios, de acordo com informações da TKMS.

A proposta da Ficantieri para a Corveta Tamandaré reúne a também italiana Leonardo e o estaleiro Vard Promar. A proposta italiana se baseia no projeto original da Marinha do Brasil com a adição de inputs do fabricante italiano e seus parceiros.

A Fundação Ezute e a Ares Aeroespacial e Defesa foram contratadas para dar suporte ao consórcio.

Um fator importante que deve ser considerado é o fato da Ficantieri ser a dona do estaleiro VARD Promar no Brasil, não necessitando realizar parcerias com estaleiros nacionais que não tem expertise na construção de navios militares (situação comum aos outros escolhidos).

Quanto a proposta do Naval Group para a Corveta Tamandaré, esta se baseia no navio multimissão Classe GOWIND 2500 existente e pacotes e compensações significativas de transferência de tecnologia (ToT).

A família GOWIND foi concebida para entregar embarcações muito fáceis de construir e manter, com alto grau de competitividade e com sistemas adaptáveis às missões e necessidades.

Segundo o Naval Group, devido a alta tecnologia envolvida, o desenho é muito simples, permitindo a construção dos navios em quase todos os estaleiros do mundo, inclusive estaleiros civis capacitados seguindo normas e procedimentos civis.

Imágenes: Roberto Caiafa, TKMS, Naval Group, Marinha do Brasil, Emgepron.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto