Telebras ganha 'Oscar' pelo melhor serviço digital
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Telebras ganha 'Oscar' pelo melhor serviço digital

SGDC - Telebras recebe Oscar da indústria de data centers pelo Centro de Operações Espaciais
|

A TELEBRAS recebeu o prêmio de Melhor Prestação de Serviço Digital do Setor Público na edição latino-americana do DataCenter Dynamics Awards 2018 pela obra do Centro de Operações Espaciais - Principal (COPE-P), em Brasília.

A estrutura abriga o centro de operações e monitoramento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), sendo parte integrante do segmento terrestre do projeto.

A premiação, realizada em São Paulo na última semana, é conhecida como “Oscar” da indústria e destaca iniciativas de inovação, eficiência e os melhores projetos de engenharia.

Ao levar o troféu da categoria, a TELEBRAS ficou à frente de conceituados projetos do Banco do Brasil, da SABESP, e do Instituto Mexicano de Seguro Social.

Com uma área construída de aproximadamente 14 mil m², o COPE-P já se posiciona como referência nacional e internacional pela complexidade e modernidade de suas instalações.

Dotado de dupla abordagem óptica e redundância de todos os seus sistemas de infraestrutura crítica (energia, climatização, segurança e conectividade), o projeto é o único do setor de telecomunicações do Brasil a ter certificação TIER IV – que atesta a confiabilidade dos serviços.

Foram investidos cerca de R$200 milhões nesta etapa que compreende o COPE-P, utilizando a ferramenta BIM (Building Information Modelling), que proporcionou maior transparência nos custos, no controle das implantações e na gestão, assim como no monitoramento da obra – atributos cada vez mais relevantes para execução de obras públicas.

Ao final, serão entregues aos órgãos de controle da Administração Pública as informações referentes ao acompanhamento físico-financeiro da obra, ao orçamento e informações sobre ciclo de vida, manutenção e garantias de todos os equipamentos do data center.

“A união desses fatores coloca a empresa governamental atuando no setor estratégico do Governo Federal, como uma das melhores provedoras de serviços digitais protegidos do Brasil e detentora tecnologia de alto desempenho e confiabilidade”, comemorou o diretor administrativo-financeiro da TELEBRAS, Paulo Ferreira.

Ele acompanhou a cerimônia ao lado dos engenheiros Rodrigo Botelho Machado e João Luiz Ramalho de Castro, responsáveis pela condução das obras do COPE-P.

A obra foi dividida em duas etapas.

A primeira etapa possibilitará a migração dos equipamentos satelitais necessários para operação do SGDC para suas instalações definitivas.

A segunda etapa, por sua vez, consistirá na entrega das áreas administrativas do complexo, não impeditivas para o início da operação do satélite, e está prevista para o primeiro semestre de 2019.

Os benefícios

O SGDC cobrirá 100% do território brasileiro, incluindo áreas de fronteira, localidades isoladas e de difícil acesso, assim como regiões do Oceano Atlântico conhecida como Amazônia Azul.

O principal objetivo desse projeto é fornecer internet banda larga de alta qualidade a preços acessíveis para milhões de brasileiros em todo o país, utilizando a banda Ka para cumprir o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), incluindo a execução de políticas públicas como o Programa Internet para Todos que irá conectar escolas, postos de saúde e localidades em todo o Brasil.

O projeto SGDC também conta como parte importante o atendimento aos projetos estratégicos de defesa nacional, onde a área militar opera serviços em banda exclusiva (banda X).

Imagens: Telebras



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto