menú responsive
AMÉRICA | Empresas
-/5 | 0 votos

O SGDC COPE-P já é Nível IV

Telebras ganha 'Oscar' pelo melhor serviço digital

SGDC - Telebras recebe “Oscar” da indústria de data centers pelo Centro de Operações Espaciais

SGDC - Telebras recebe “Oscar” da indústria de data centers pelo Centro de Operações Espaciais

14/11/2018 | Belo Horizonte

Roberto Caiafa

A TELEBRAS recebeu o prêmio de Melhor Prestação de Serviço Digital do Setor Público na edição latino-americana do DataCenter Dynamics Awards 2018 pela obra do Centro de Operações Espaciais - Principal (COPE-P), em Brasília.

A estrutura abriga o centro de operações e monitoramento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), sendo parte integrante do segmento terrestre do projeto.

A premiação, realizada em São Paulo na última semana, é conhecida como “Oscar” da indústria e destaca iniciativas de inovação, eficiência e os melhores projetos de engenharia.

Ao levar o troféu da categoria, a TELEBRAS ficou à frente de conceituados projetos do Banco do Brasil, da SABESP, e do Instituto Mexicano de Seguro Social.

Com uma área construída de aproximadamente 14 mil m², o COPE-P já se posiciona como referência nacional e internacional pela complexidade e modernidade de suas instalações.

Dotado de dupla abordagem óptica e redundância de todos os seus sistemas de infraestrutura crítica (energia, climatização, segurança e conectividade), o projeto é o único do setor de telecomunicações do Brasil a ter certificação TIER IV – que atesta a confiabilidade dos serviços.

Foram investidos cerca de R$200 milhões nesta etapa que compreende o COPE-P, utilizando a ferramenta BIM (Building Information Modelling), que proporcionou maior transparência nos custos, no controle das implantações e na gestão, assim como no monitoramento da obra – atributos cada vez mais relevantes para execução de obras públicas.

Ao final, serão entregues aos órgãos de controle da Administração Pública as informações referentes ao acompanhamento físico-financeiro da obra, ao orçamento e informações sobre ciclo de vida, manutenção e garantias de todos os equipamentos do data center.

“A união desses fatores coloca a empresa governamental atuando no setor estratégico do Governo Federal, como uma das melhores provedoras de serviços digitais protegidos do Brasil e detentora tecnologia de alto desempenho e confiabilidade”, comemorou o diretor administrativo-financeiro da TELEBRAS, Paulo Ferreira.

Ele acompanhou a cerimônia ao lado dos engenheiros Rodrigo Botelho Machado e João Luiz Ramalho de Castro, responsáveis pela condução das obras do COPE-P.

A obra foi dividida em duas etapas.

A primeira etapa possibilitará a migração dos equipamentos satelitais necessários para operação do SGDC para suas instalações definitivas.

A segunda etapa, por sua vez, consistirá na entrega das áreas administrativas do complexo, não impeditivas para o início da operação do satélite, e está prevista para o primeiro semestre de 2019.

Os benefícios

 

O SGDC cobrirá 100% do território brasileiro, incluindo áreas de fronteira, localidades isoladas e de difícil acesso, assim como regiões do Oceano Atlântico conhecida como Amazônia Azul.

O principal objetivo desse projeto é fornecer internet banda larga de alta qualidade a preços acessíveis para milhões de brasileiros em todo o país, utilizando a banda Ka para cumprir o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), incluindo a execução de políticas públicas como o Programa Internet para Todos que irá conectar escolas, postos de saúde e localidades em todo o Brasil.

O projeto SGDC também conta como parte importante o atendimento aos projetos estratégicos de defesa nacional, onde a área militar opera serviços em banda exclusiva (banda X).

Imagens: Telebras

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

APPS

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje