menú responsive
AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

Um contrato de 200 milhões de euros

A MBDA armará o Gripen brasileiro com 100 BVR Meteor

Disparo de míssil MBDA Meteor

Disparo de míssil MBDA Meteor

12/06/2019 | Belo Horizonte

Roberto Caiafa

O fabricante de mísseis MBDA recebeu um contrato de € 200 milhões para fornecer 100 mísseis ar-ar Meteor para equipar os caças Gripen E/F da Força Aérea Brasileira (FAB).

As aeronaves que serão armadas com esses engenhos devem chegar a linha de voo no Brasil em 2021.

O míssil ar-ar além do alcance visual (BVRAAM) guiado por radar ativo embarcado Meteor já foi testado e integrado aos caças Saab Gripen, Dassault Rafale e Eurofighter Typhoon.

O míssil oferece uma capacidade multi-disparo contra alvos em manobra, desde jatos, UAV/UCAVs e mísseis de cruzeiro, em um ambiente pesado de contramedidas eletrônicas (ECM) com alcance bem acima de 100 quilômetros (62 milhas aeronáuticas).

O alcance máximo é mantido em segredo, mas excede os 100 km protocolares em condições ideais de lançamento.

O motor RAMJET de combustível sólido misturado a ar altamente comprimido, queimado na câmera de combustão, permite que o míssil navegue a uma velocidade superior a Mach 4 e entregue energia mesmo na fase final do voo.

F.39 E/F Gripen

 

A Saab anunciou em março de 2015 que finalizou a assinatura de um contato de venda de 36 Gripen E/F com o Brasil, avaliado em US$ 4,55 bilhões.

O contrato envolve a compra de um sistema completo de armas, e o pacote total inclui treinamento, peças de reposição, suporte, planejamento e manutenção.

O pedido inclui 28 aeronaves Gripen E monoposto e oito aeronaves de dois assentos Gripen F.

Imagens: SAAB / MBDA

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje