O novo SC 105 do Brasil sairá do Getafe este ano e com capacidade IFR
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

O novo SC 105 do Brasil sairá do Getafe este ano e com capacidade IFR

O FAB 6551 em Getafe exibindo sua sonda IFR para reabastecimento em voo.
|

A Airbus Military, em suas instalações de Getafe (Espanha), está ultimando os preparativos para a entrega de mais uma aeronave SC-105 Amazonas na configuração C-SAR (busca e resgate), de matrícula FAB 6551, e com uma novidade, esse exemplar está configurado com uma sonda IFR (In Flight Refueling) posicionada a direita e acima da cabine de pilotagem, o que permitirá ao FAB 6551 ser reabastecido em voo, aumentando sua autonomia de forma exponencial.

O 2º/10º GAv - Esquadrão Pelicano (ALA 12, Base Aérea de Campo Grande), responsável pela Aviação de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB), deverá receber o FAB 6551 ainda em 2019.

Naquela base, o novo avião cumprirá missões de busca e resgate sobre terra e sobre o mar, sendo que o 2º/8º GAV é o responsável pela chamada FIR Atlântico (SBAO), controlada pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Atlântico.

Um avião à beira das mais recentes tecnologias

Em uma área de busca e salvamento compreendendo milhares de quilômetros quadrados, os SC-105 da FAB precisam utilizar tecnologias diferenciadas para conseguirem cumprir as suas missões.

A bordo desses aviões está instalado o sistema de missão FITS (Fully Integrated Tactical System), um sistema modular, de última geração, com vários consoles e telas, que pode ser configurado para uma ampla gama de missões, desde vigilância e reconhecimento, proteção de zona econômica exclusiva (ZEE), controle de poluição, busca e resgate (SAR), guerra de superfície (ASW) ou guerra anti-submarina (ASuW), entre outras capacidades.

A bordo do SC-105, o FITS gerencia as informações captadas pelo radar de busca multimodo Elta EL/M-2022 (V)3, que possui alcance médio de 360 km (instalado no ventre da aeronave) e a torreta EO/IR (Electro-Optical and Infrared) do tipo FLIR Systems Star SAFIRE (posicionada sobre o “queixo” do avião).

Internamente, o Amazonas SAR possui quatro assentos especiais (dois na parte dianteira e dois na parte traseira, antes da rampa de carga) para a observação e monitoramento da missão de busca através das janelas em forma de bolha. A rampa traseira pode ser aberta em voo para o lançamento de carga e paraquedistas.

Com exceção do FITS e dos assentos dos observadores dianteiros, os demais equipamentos SAR podem ser removidos para a aeronave ser utilizada em missões de transporte de carga e pessoal.

Na cabine de pilotagem, o SC-105 é semelhante aos seus irmãos de transporte de cargas, exceto pelo acréscimo de uma tela na parte central do painel de instrumentos para a visualização, pelos pilotos, das informações geradas pelo FITS.

Acredita-se que os outros SC-105 Amazonas já entregues deverão, em futuro próximo, receberem também a sonda IFR, padronizando as capacidades da frota.

Imagens: Airbus Military via ABRASAR



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto