Marinha do Brasil inicia testes no mar do S40 Riachuelo
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Marinha do Brasil inicia testes no mar do S40 Riachuelo

El submarino S40 Riachuelo en el muelle 2 de Itaguai.
|

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) deu início as provas de porto (HAT - Harbor Acceptance Test) e de mar (SAT - Sea Acceptance Test) do Riachuelo (S40), primeiro dos quatro submarinos de ataque diesel-elétricos S-BR (classe Scorpène modificado) encomendados pela Marinha do Brasil ao Naval Group/ICN/EBN.

Os testes SAT do Riachuelo devem durar até o primeiro semestre de 2020, enquanto o comissionamento do submarino (entrada em serviço) está programado para outubro de 2020.

Na série de imagens divulgadas pela ICN/Marinha do Brasil, o submarino Riachuelo aparece sendo transportado do edifício denominado “Main Hall” para o shiplift (elevador de navios) do Complexo Naval de Itaguaí.

As imagens mostram o seu relançamento ao mar para início dos testes.

Com o S40 no mar será dado início aos testes de ajuste de pesos a bordo e ativação dos diferentes sistemas como geração de energia, refrigeração, motorização, etc.

A seguir o submarino será submetido aos testes de estanqueidade completa do seu interior, por meio de imersão estática (submerge sem movimento) e de imersão dinâmica (submerge em movimento).

De início, o submarino mergulhará até assentar num ponto do leito submarino (próximo ao complexo de Itaguaí), atingindo uma profundidade de 20 metros.

A classe S-BR desloca cerca de 2.000 toneladas em imersão, com um comprimento de 71,6 metros e boca de 6,2m. O S40 foi lançado em cerimônia realizada no Complexo Naval de Itaguaí em 14 de dezembro de 2018.

Sensores e Armas

O sistema de gestão de combate SUBTICS e o grupo de sensores S-CUBE que equipam os S-BR deverão passar por intensos e rigorosos testes de aceitação, onde todos os parâmetros de desempenho especificados pela Marinha do Brasil serão testados e validados.

A suíte de armamentos dos S-BR, formada pelo torpedo pesado F21 de 533 mm (Naval Group) e míssil antinavio Exocet SM39 Bloco 2 Mod 2 (MBDA) deverão ser lançados e validados durante os testes de mar do Riachuelo.

O Riachuelo (S40), primeiro de sua classe, será seguido pelo Humaitá (S41), com lançamento previsto para 2020, o Tonelero (S42) em 2021 e o Angostura (S43) em 2022.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto