Helibras entrega Fennec número 25 dos 36 que serão modernizados para a Aviação do Exército
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Helibras entrega Fennec número 25 dos 36 que serão modernizados para a Aviação do Exército

Aeronave será destinada ao 1º BAvEx em Taubaté SP
|

A Helibras entregou mais um helicóptero Fennec (AS550A2) modernizado para a Aviação do Exército (AvEx).

O contrato para realização do programa de retrofit de 36 exemplares, no valor de US$ 92 milhões, foi assinado no dia 30 de dezembro de 2011, no Quartel General do Exército, em Brasília.

Os trabalhos, executados nas instalações da empresa em Itajubá (MG), tinham previsão de término para o ano de 2018, mas devido aos cortes orçamentários, o cronograma de entregas foi extendido.

Dentre as principais modificações do Fennec modernizado estão sistema Glass Cockipt (AEL Sistemas), novos rádios NAV-COM digitais (Collins Aerospace), piloto automático de dois eixos (Sagem Defesa Aeronáutica), receptores GPS, sistema de backup digital (Becker Avionics do Brasil), bancos piloto e copiloto com absorção de energia e ajuste de altura, novos braços de armamento, proteção balística (BCA), entre outros.

O exemplar modernizado, versão militar do helicóptero leve utilitário Esquilo, ficará baseado no 1º Batalhão de Aviação do Exército e é a terceira aeronave entregue de um total de cinco programadas para 2019.

O processo de modernização acrescenta equipamentos de última geração e repotencializa a aeronave para mais um ciclo de vida estimado em 25 anos, contando com a fundamental participação de engenheiros e pilotos de ensaio da AVEx.

Mecânicos, técnicos em aviônicos e gerentes logísticos foram qualificados para atuarem na aeronave modernizada, incluindo a realização de treinamentos “on the job training” na fábrica em Itajubá.

Imagens: Helibras



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto