menú responsive
AMÉRICA | Tierra
-/5 | 0 votos

O comando de artilharia está instalado em Fort Santa Barbara

Brasil iniciará a campanha final de teste de seu míssil de cruzeiro tático em fevereiro


El ejército brasileño inaugura su comando de artillería en el fuerte Santa Bárbara


 Ver galería de fotos

04/02/2020 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

O Exército Brasileiro inaugurou o seu Comando de Artilharia em Formosa (GO) com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, acompanhado por um número expressivo de oficias generais, incluindo aí o atual comandante da Força Terrestre, general Edson Leal Pujol, um ex-comandante, general Enzo Peri, o general-de-exército R1 Sinclair James Mayer, general-de-brigada José Júlio Barreto, diretores da Avibras Aeroespacial, fabricante do Sistema Astros 2020, e o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, dentre outras autoridades civis e militares.

Segundo declarou o vice-presidente Mourão, o MTC, ou Míssil Tático de Cruzeiro, está em fase final de desenvolvimento. No mês de fevereiro estão previstos disparos de teste e validação do míssil, que deverá entrar em serviço com os dois grupos de mísseis e foguetes no final de 2021.

Esse é um dos mais ambiciosos upgrades do sistema Astros fabricado pela Avibras, e que inclui também um novo foguete guiado FG40 com 40 km de alcance e capaz de corrigir sua rota (orientar-se) até o alvo

Com a transferência do Comando de Artilharia para Formosa, o efetivo do Forte de Santa Bárbara subiu de 700 para 1.500 militares.

A estrutura local do Campo de Instrução de Formosa, que fica ao lado, tem 64 quilômetros quadrados para uso militar, onde é possível realizar o lançamento de mísseis, foguetes e projéteis de artilharia.

Comando de Artilharia

Inicialmente sediado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Comando é composto pelo 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, pelo 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, pelo Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, pelo Centro de Logística de Mísseis e Foguetes e pela Bateria de Comando de Artilharia do Exército.

Na ocasião, foram entregues as obras do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes (unidade similar ao 6º Grupo de Mísseis e Foguetes), em fase final de conclusão, e o comandante do Comando de Artilharia do Exército, general de brigada Valério Luiz Lange, recebeu o Estandarte da Grande Unidade e a Faca Lobo Guará, tradições da Arma de Artilharia e do Comando Militar do Planalto.

A seguir, a tropa desfilou liderada pelo vice-presidente e diversos outros altos oficiais, demonstrando o prestígio do Programa Estratégico do Exército Astros 2020 dentro da Força..

Em sua nova sede, o Comando será o responsável pela Artilharia de Mísseis e Foguetes do Exército Brasileiro, empregando os mais modernos sistemas de artilharia de saturação de área existentes no mundo como o Foguete SS 40, que possui alta precisão e alcance aproximado de 40 quilômetros, e o MTC ou Míssil Tático de Cruzeiro, com alcance “oficial” de 300 quilômetros (para exportação).

A região onde o comando de artilharia está localizado é considerada estratégica.

Em caso de conflito, os veículos lançadores de mísseis e foguetes podem ser rapidamente deslocados pelo ar a partir das bases aéreas de Anápolis ou Brasília, cidades próximas a Formosa.

A partir de 2022, o transporte desse equipamento de alto valor será feito pelo avião militar KC-390 Millennium, fabricado pela Embraer Defesa e Segurança.

Outro importante ítem do Programa Astros 2020, o veículo aéreo não tripulado MALE designado para a Bateria de Busca de Alvos deverá, segundo o recente Plano Estratégico do Exército 2020/2023 divulgado, ser definido e introduzido em serviço até meados de 2022.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje