Brasil iniciará a campanha final de teste de seu míssil de cruzeiro tático em fevereiro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Brasil iniciará a campanha final de teste de seu míssil de cruzeiro tático em fevereiro

Disparo de foguetes no Forte Santa Barbara: poder dissuasório continental.
|

O Exército Brasileiro inaugurou o seu Comando de Artilharia em Formosa (GO) com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, acompanhado por um número expressivo de oficias generais, incluindo aí o atual comandante da Força Terrestre, general Edson Leal Pujol, um ex-comandante, general Enzo Peri, o general-de-exército R1 Sinclair James Mayer, general-de-brigada José Júlio Barreto, diretores da Avibras Aeroespacial, fabricante do Sistema Astros 2020, e o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, dentre outras autoridades civis e militares.

Segundo declarou o vice-presidente Mourão, o MTC, ou Míssil Tático de Cruzeiro, está em fase final de desenvolvimento. No mês de fevereiro estão previstos disparos de teste e validação do míssil, que deverá entrar em serviço com os dois grupos de mísseis e foguetes no final de 2021.

Esse é um dos mais ambiciosos upgrades do sistema Astros fabricado pela Avibras, e que inclui também um novo foguete guiado FG40 com 40 km de alcance e capaz de corrigir sua rota (orientar-se) até o alvo

Com a transferência do Comando de Artilharia para Formosa, o efetivo do Forte de Santa Bárbara subiu de 700 para 1.500 militares.

A estrutura local do Campo de Instrução de Formosa, que fica ao lado, tem 64 quilômetros quadrados para uso militar, onde é possível realizar o lançamento de mísseis, foguetes e projéteis de artilharia.

Comando de Artilharia

Inicialmente sediado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Comando é composto pelo 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, pelo 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, pelo Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, pelo Centro de Logística de Mísseis e Foguetes e pela Bateria de Comando de Artilharia do Exército.

Na ocasião, foram entregues as obras do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes (unidade similar ao 6º Grupo de Mísseis e Foguetes), em fase final de conclusão, e o comandante do Comando de Artilharia do Exército, general de brigada Valério Luiz Lange, recebeu o Estandarte da Grande Unidade e a Faca Lobo Guará, tradições da Arma de Artilharia e do Comando Militar do Planalto.

A seguir, a tropa desfilou liderada pelo vice-presidente e diversos outros altos oficiais, demonstrando o prestígio do Programa Estratégico do Exército Astros 2020 dentro da Força..

Em sua nova sede, o Comando será o responsável pela Artilharia de Mísseis e Foguetes do Exército Brasileiro, empregando os mais modernos sistemas de artilharia de saturação de área existentes no mundo como o Foguete SS 40, que possui alta precisão e alcance aproximado de 40 quilômetros, e o MTC ou Míssil Tático de Cruzeiro, com alcance “oficial” de 300 quilômetros (para exportação).

A região onde o comando de artilharia está localizado é considerada estratégica.

Em caso de conflito, os veículos lançadores de mísseis e foguetes podem ser rapidamente deslocados pelo ar a partir das bases aéreas de Anápolis ou Brasília, cidades próximas a Formosa.

A partir de 2022, o transporte desse equipamento de alto valor será feito pelo avião militar KC-390 Millennium, fabricado pela Embraer Defesa e Segurança.

Outro importante ítem do Programa Astros 2020, o veículo aéreo não tripulado MALE designado para a Bateria de Busca de Alvos deverá, segundo o recente Plano Estratégico do Exército 2020/2023 divulgado, ser definido e introduzido em serviço até meados de 2022.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto