menú responsive
AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

Seminário Anual Gripen

Saab entregará o primeiro Gripen E à Força Aérea Brasileira em 2020

Gripen E. Imagens: Saab

Gripen E. Imagens: Saab

 Ver galería de fotos

31/03/2020 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

No último dia 26 de março, a sueca SAAB confirmou a entrega do 1º exemplar do caça Gripen E para a Força Aérea Brasileira ainda em 2020, durante o Seminário Anual Gripen realizado em Estocolmo, Suécia.

O evento é a ocasião em que a empresa sueca fornece uma visão geral do caça no mercado global e apresenta os avanços em programas de desenvolvimento conjunto, caso do Brasil e da Suécia, e as diferentes licitações onde o caça sueco participa ou está sendo cotado (Canadá, Finlândia, Índia e Colômbia).

Na ocasião foi feito o anúncio do corte de metal da primeira peça destinada ao Gripen F, versão de dois lugares que tem a tarefa de fazer a conversão de novos pilotos e manter o treinamento em determinadas missões, além de cumprir as missões de defesa aérea, interceptação, ataque, interdição e reconhecimento tal como o monoplace Gripen E.

O fato aconteceu nas instalações da Saab em Linköping, e a peça produzida será usada na seção de dutos de ar, localizada logo atrás do cockpit da aeronave.

“Esse é um marco importante para o projeto Gripen, pois demonstra que a fase de desenvolvimento está acontecendo adequadamente. Isso sinaliza o início da produção da aeronave de dois lugares, o Gripen F, muito aguardado pela Força Aérea Brasileira”, informou o coronel Renato Leite, chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle da SAAB (GAC-SAAB).

O Gripen F é muito semelhante ao Gripen E, compartilhando das mesas funcionalidades e capacidades, como o wide area display, uma tela de grandes dimensões, multifunção, colorida e sensível ao toque (touch screen) e desenvolvida no Brasil pela AEL Sistemas.

O canhão Mauser de 27mm, presente na versão monoposto, foi retirado para dar espaço ao segundo tripulante, o caça biplace podendo ser operado de maneira independente tanto do cockpit dianteiro quanto do traseiro.

O Programa Gripen F acontece em conjunto entre a SAAB e as empresas parceiras brasileiras Embraer, AEL Sistemas, Akaer e Atech.

Atualmente, cerca de 400 engenheiros estão trabalhando no desenvolvimento do Gripen F, principalmente no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network), localizado na planta fabril da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

A fabricação ocorrerá ao mesmo tempo na Suécia e no Brasil.

“Este foi um trabalho de equipe onde tivemos muitas pessoas dedicadas, tanto na Suécia como no Brasil, construindo o caminho para este importante marco da nova versão do Gripen. Estes são momentos especiais devido a sua raridade e estamos muito satisfeitos com a evolução do programa”, afirmou Jonas Hjelm, head da Saab Aeronautics.

Dois 36 caças encomendados pelo Brasil, oito serão biplaces Gripen F, previstos para serem entregues a partir de 2023.

No Brasil, a variante vai cumprir, principalmente, a missão de conversão operacional dos pilotos para o Gripen E.

Internacionalmente, a SAAB está oferecendo o Gripen F nas concorrências em andamento na Finlândia e na Colômbia.

Apresentado por Ellen Molin, head da área de negócios de Support and Services, o seminário forneceu uma visão de mercado pela perspectiva da SAAB, além de demonstrar soluções de suporte para usuários dos caças Gripen em suas diferentes versões.

As apresentações também contaram com as participações de Eddy de la Motte, head da unidade de negócios Gripen E/F; e coronel Torgny Fälthammar, head do programa Gripen na Força Aérea Sueca.

Imagens: SAAB AB

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje