Taurus entrega mais de 60.000 máscaras a hospitais e Forças Armadas brasileiras
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Taurus entrega mais de 60.000 máscaras a hospitais e Forças Armadas brasileiras

Taurus covid brasil
|

A Operação Covid-19 está em seu 20º dia de atuação, com ações de por todo o Brasil. O efetivo aumenta a cada dia, sendo contabilizado mais de 27 mil militares empregados em diversas atividades.

Na Região Sul, o Hospital Centenário e o 25º Batalhão da Brigada Militar de São Leopoldo, assim como o Hospital Municipal Getúlio Vargas de Sapucaia do Sul, passaram a contar com mais um equipamento de proteção contra o coronavírus (COVID-19): protetores faciais produzidos pela Taurus, Empresa Estratégica de Defesa e uma das principais fabricantes de armas leves do mundo, em parceria com militares do Exército Brasileiro e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Durante a entrega do primeiro lote dos novos equipamentos de proteção individual (EPI) aos representantes das instituições, o presidente da Taurus, Salesio Nuhs, destacou a importância da colaboração nesse momento difícil. "A união de diversos setores é fundamental para ajudar com a grande demanda por máscaras de proteção. Essa iniciativa é uma forma de contribuir com o fornecimento de equipamentos adequados e dar mais segurança aos profissionais e heróis da saúde e da segurança pública".

Uma linha de produção foi montada nas instalações da Taurus especialmente para fabricar um lote inicial de 60 mil protetores faciais e militares do Exército Brasileiro de forma voluntária estão auxiliando no processo de montagem e embalagem.

A iniciativa somente foi possível devido à parceria da Taurus com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que possibilitou que a máscara Face Shield pudesse ser produzida em larga escala.

O equipamento de proteção foi criado, originalmente, a partir de impressoras 3D dos laboratórios da UFRGS, sendo viabilizado através de um trabalho voluntário conjunto de docentes, técnicos e alunos da Escola de Engenharia, Faculdade de Arquitetura, Pacto Alegre e também por alguns cidadãos comprometidos com a causa.

Em Bagé, no mesmo estado, equipes do Exército apoiam a Defesa Civil nas três barreiras sanitárias montadas nas entradas do município. Elas desinfetam pneus de veículos de passeio, coletivos e caminhões, com detergente fornecido pela Vigilância Sanitária.

Ainda no Sul, em Santa Maria, militares apoiam a prefeitura na vacinação contra a gripe H1N1. Além disso, o Parque Regional de Manutenção também realiza a fabricação de máscaras para a proteção contra a Covid-19. Em Sergipe, na Região Nordeste, equipes do Exército organizam filas para a distribuição de cestas básicas.

Já no Ceará, os militares passam por capacitação de Defesa Biológica, Nuclear, Química, Radiológica (BNQR) para serem posteriormente empregados na desinfeção de terminais rodoviários, ferroviários e metroviários em Fortaleza e Região Metropolitana.

EPI fabricados por impressoras 3D

Uma das grandes dificuldades enfrentadas no combate à disseminação da Covid-19 é a falta de equipamentos de proteção para profissionais da área da saúde.

Para minimizar o problema, o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (Cteccfn), que tem um Laboratório 3D, e o Sos3dCovid-19, uma parceria de profissionais civis que têm a expertise na fabricação, uniram-se para produzir máscaras de proteção para militares e civis. O protetor facial, feito por meio da impressão 3D, recebe o nome de máscara-escudo ou 'face shield'. Surgiu na República Tcheca, em meio à pandemia global, a Covid-19, e em pouco tempo chegou ao Brasil.

É formado por três peças: uma placa transparente de acetato, que é a viseira; uma 'tiara' impressa em 3D e um elástico que ajusta o equipamento ao profissional. A Receita Federal também colaborou com a parceria, cedendo impressoras 3D. Desta forma, o Cteccfn está com oito máquinas dedicadas exclusivamente à produção, além de contar com cortadora a laser e insumos, tendo capacidade de fabricar o protetor facial em sua totalidade.

Conforme o capitão de mar e guerra (FN) Hélcio Blacker Espozel Júnior, comandante do Cteccfn, o laboratório 3D serve para projetar e imprimir peças de armamentos, rádios e viaturas descontinuados ou de difícil obtenção, mas desde o dia 26 de março deu início à produção das máscaras, com média diária de 20 peças. “A próxima meta é confeccionar 30 máscaras por dia. Queremos que os profissionais da saúde sintam-se amparados em um momento tão delicado como esse”, afirma Espozel.

A Operação Covid-19

A Operação Covid-19 foi iniciada em 21 de março para apoiar estados e municípios no enfrentamento à pandemia de coronavírus no país.

Para essa missão, foram ativados 10 Comandos Conjuntos responsáveis por realizar apoio logístico e ações como desinfecções de espaços públicos, montagem de hospitais de campanha, auxílio à população em quarentena, dentre diversas outras ações.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto