A Força Aérea Brasileira utiliza aeronaves KC-390 e C-105 para transportar equipamentos sanitários
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

A Força Aérea Brasileira utiliza aeronaves KC-390 e C-105 para transportar equipamentos sanitários

Foram transportados materiais de saúde para o enfrentamento à pandemia COVID-19
|

O KC-390 Millennium, avião multimissão da FAB, decolou da Ala 11 - Base Aérea do Galeão (RJ) com destino à Ala 8 - Base Aérea de Manaus (AM), transportando 6,9 toneladas de equipamentos hospitalares e uma ambulância, configurando a primeira missão real do avião.

Já o C-105 Amazonas decolou da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), para Fortaleza (CE), com 30 respiradores hospitalares, aproximadamente uma tonelada de carga.

Esta foi mais uma ação de enfrentamento ao novo Coronavírus, deflagrada pelo Governo Federal brasileiro.

A missão interministerial, coordenada pelo Comando Aeroespacial (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde, transportou equipamentos e insumos a diversas regiões do Brasil para auxiliar no combate à COVID-19.

Missão do KC-390 Millennium

Na manhã da última sexta-feira (10/04), o KC-390 Millennium decolou de Anápolis (GO) e seguiu para o Rio de Janeiro (RJ), onde realizou o carregamento do material de saúde, seguindo para Manaus (AM).

Os tripulantes do avião multimissão da FAB estão em instrução de operação da aeronave.

A missão de transporte de material foi feita em aproveitamento, tendo atendido a uma das demandas da Operação COVID-19.

Neste caso, houve a participação do COMAE, no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

A diretora do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), tenente-coronel Rosieny Santos Batalha, comentou a importância de receber os materiais e equipamentos neste momento. “Aqui no Estado, o crescimento da COVID-19 é substancial e essa carga que recebemos vai aumentar a capacidade de internação do nosso hospital”, garante.

Esquadrão Zeus

Operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), o KC-390 Millennium realiza, a partir deste mês, voos em rota para o Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), além de Canoas e Santa Maria (RS). O avião está cruzando o Brasil de norte a sul, de leste a oeste.

Em aproveitamento de missão, as aeronaves poderão fazer transporte de cargas.

De acordo com o Comandante do Esquadrão Zeus, tenente-coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, a previsão é de que a capacitação ocorra até junho. “Em março, terminamos a fase básica do treinamento dos nossos pilotos, que eram os voos locais, e começamos agora os voos de Transporte Aéreo Logístico. Nesses voos em rota, estamos treinando pilotos, mecânicos e mestres de carga, no carregamento e descarregamento de cargas”, esclarece.

Para o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, major aviador Daniel Silva Fortes, a tarefa de sair da fase básica de formação dos tripulantes e iniciar os voos em rota foi muito estudada. “Estamos em coordenação estreita com o COMPREP e com o COMAE para poder viabilizar, tanto o treinamento dos pilotos, quanto o transporte de material e pessoal em proveito desses voos de instrução com o KC-390”, afirmou.

O mecânico de voo, sargento Cleber Pereira dos Santos Junior, também participa desta fase do treinamento. “O mecânico tem a responsabilidade de realizar toda preparação da aeronave e entregar o avião pronto para os pilotos, bem como acompanhar o funcionamento dos sistemas durante o voo”, esclarece.

Atuação do KC-390 Millennium

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, dentre outras.

A aeronave foi desenvolvida para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

O modelo já conquistou o 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Produto Novo, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer Defesa e Segurança.

Além disso, realizou recentemente ensaio inédito de lançamento de chaff e flare, na Ala 3, em Canoas (RS).

O KC-390 Millennium é a primeira aeronave de transporte da FAB a contar com uma suíte defensiva ativa/passiva de fábrica na história da instituição.

Atuação do C-105 Amazonas

30 respiradores hospitalares destinados à Fortaleza (CE) chegaram à Base Aérea de São Paulo (BASP) na sexta feira.

A aeronave C-105 utilizada no transporte, é operada pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAv) – Esquadrão Onça, sediado na Ala 5 – Base Aérea de Campo Grande (MS).

O comandante da missão, capitão aviador Marcelo Augusto Xavier de Almeida, disse que esta é mais uma missão da FAB no combate à COVID-19. “É com muita satisfação que realizamos essa missão de Transporte Aéreo Logístico, possibilitando que mais brasileiros possam receber os cuidados necessários”, comentou.

Para o mestre de cargas da aeronave, sargento Gabriel Heringer Klein Pinheiro, este é mais um momento em que o Brasil precisa da Força Aérea para o transporte de materiais e equipamentos. “É muito importante poder contribuir com o transporte dessa carga e colaborar no esforço de combate à pandemia”, considera.

Imagens: CECOMSAER



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto