Brasil abre Centro Espacial de Alcântara para o mercado mundial de lançadores
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Brasil abre Centro Espacial de Alcântara para o mercado mundial de lançadores

Centro Espacial de Alcântara: localização é uma das melhores do mundo.
|

O Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira), responsável pela gestão do Centro Espacial de Alcântara (CEA), firmou um Acordo de Cooperação Nº 01/2020 com a Agência Espacial Brasileira (AEB), visando realizar as tratativas iniciais com empresas, nacionais ou estrangeiras, interessadas em utilizar os bens e serviços para o lançamento de veículos espaciais não militares empregando o CEA.

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com a finalidade de promover o desenvolvimento das atividades espaciais de interesse nacional.

O Edital resultante desse acordo de cooperação tem como objetivo identificar empresas, nacionais ou estrangeiras, interessadas em realizar operações de lançamentos suborbitais e orbitais empregando o CEA, bem como prover informações sobre o processo contratual, incluindo os processos de licenciamento e autorização para lançamento espacial.

O CEA consiste no conjunto de bens e serviços utilizados para o lançamento de veículos espaciais não militares em território nacional, proporcionando uma infraestrutura necessária para dar suporte às atividades específicas de empresas de lançamento. Essa condição é necessária para viabilizar a inserção brasileira no mercado internacional e regional na área espacial.

Em termos comparativos, essa importante instalação espacial brasileira possui características únicas como a localização privilegiada dos sítios disponíveis, a aproximadamente 2º18’ a sul do equador; proximidade do mar, o que possibilita lançamentos em órbitas polares e equatoriais; baixa densidade demográfica; ausência de incidência de terremotos e furacões; baixa densidade de tráfego aéreo; e localidade ideal para lançamentos sob demanda (responsive launches), entre outras.

Imagens: Agência Espacial Brasileira/Gino Marcomini



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto