Saab inicia a produção do caça Gripen no Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Saab inicia a produção do caça Gripen no Brasil

Gripen EF. Fotos: SAABRoberto Caiafa
|

A Saab Aeronáutica Montagens (SAM), primeira fábrica de aeroestruturas da Saab fora da Suécia para o novo caça Gripen iniciou a produção pouco mais de dois anos após a sua apresentação.

No local, serão construídas seções do Gripen posteriormente destinadas a montagem final do caça na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) e em Linköping, na Suécia.

O cone de cauda e a fuselagem dianteira da versão monoposto (um assento) são as primeiras aeroestruturas a entrarem em produção.

Posteriormente, os freios aerodinâmicos, a fuselagem traseira, o caixão das asas e a fuselagem dianteira para a versão biposto (dois assentos) serão fabricados na SAM.

Em 2014, a Saab assinou um contrato com o governo brasileiro para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F.

Em setembro do ano passado, a primeira aeronave brasileira Gripen E foi entregue para iniciar o programa de ensaios em voo.

Agora, outro marco é alcançado quando a produção do Gripen começa na fábrica da SAM, localizada em São Bernardo do Campo (SP).

“Esse é outro resultado da Transferência de Tecnologia do Programa Gripen. Com base no treinamento prático e teórico de engenheiros e montadores brasileiros na Saab em Linköping, conseguimos estabelecer uma linha de produção altamente qualificada, seguindo os mesmos padrões que temos na fábrica da Suécia”, diz Jonas Hjelm, head da área de negócios da Saab Aeronautics.

“Essa fábrica é um motivo de grande orgulho para nós, brasileiros e suecos. Começamos do zero e agora alcançamos um grande marco”, afirma Marcelo Lima, Diretor-geral da SAM.

Atualmente, a fábrica conta com mais de 70 funcionários altamente qualificados, sendo que a metade já participou ou está participando do programa de Transferência de Tecnologia, na Suécia.

Parte desses funcionários concluiu o treinamento e voltou para iniciar a produção no Brasil. A SAM está localizada em São Bernardo do Campo, uma cidade na região metropolitana de São Paulo.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto