Tatra Trucks, prestes a terminar as negociações para construir sua primeira fábrica fora da Europa no Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Tatra Trucks, prestes a terminar as negociações para construir sua primeira fábrica fora da Europa no Brasil

Caminhões militares qualquer terreno da Tatra Trucks, agora no Brasil.
|

O tradicional fabricante de caminhões Tatra Trucks está finalizando negociações no Brasil, iniciadas em 2019, para instalar sua primeira fábrica fora da Europa voltada para a produção do modelo Tatra Phoenix Euro 6, nas versões de tração 6×6 e 8×8.

A cidade escolhida, Ponta Grossa (Estado do Paraná), irá operar uma linha de montagem para caminhões adequados para emprego no agronegócio, trabalho pesado industrial, carregamento de madeira (em toras) carga a granel, minério e outros mercados, incluindo o militar.

O diferencial da empresa é a produção de caminhões para rodagem fora das estradas ou em solos difíceis.

A marca possui tecnologia exclusiva de mobilidade do chassi e eixos das rodas que permite aos veículos se adaptarem a qualquer tipo de terreno.

A Tatra foi fundada em 1850.

Em julho de 2019, durante visita a cidade de Ponta Grossa, executivos da empresa firmaram um protocolo de intenções com a prefeitura da cidade brasileira para instalação da fábrica, a primeira fora do país de origem.

O investimento inicial previsto, de R$ 600 milhões, terá como principal responsável a CSG Aerospace, uma divisão do Czechoslovak Group que conecta mais de 20 empresas tchecas e eslovacas que operam nas indústrias civis e de defesa.

O principal articulador por parte da empresa tcheca é o diretor de exportações da Tatra Trucks para o Brasil, Pavél Petrásek.

O presidente e o vice-presidente da fabricante, Petr Rusek e Petr Hendrych, deverão retornar ao Paraná dentro das próximas semanas para oficializar a instalação da fábrica de caminhões em Ponta Grossa através da assinatura do protocolo de intenções com o Governo do Estado.

A informação desse encontro com o Governo local, que comprova a intenção da empresa de investir em Ponta Grossa mesmo durante a pandemia do Covid-19, foi revelada pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional da cidade, José Loureiro Neto.

TATRA com uniforme no Brasil

Os chassis Tatra, na atualidade, compõem a frota de um dos Grupos de Mísseis e Foguetes Astros 2020 (o outro usa chassis Mercedes Benz), e na Marinha equipa uma unidade do Corpo de Fuzileiros Navais com o mesmo sistema de artilharia de saturação com foguetes e mísseis.

As exportações mais recentes do Astros feitas pela Avibras Aeroespacial também utilizam chassis Tatra, ampliando o volume de vendas da empresa.

Na Engenharia de Combate Blindada do Exército, o 5º BE Cmb Bld recebeu em outubro de 2019 quatro VTE-Eng TRNP PRTD 8×8 Tatra T 815-2 (12 toneladas) destinadas a emprego com sistemas de pontes IRB, ou Improved Ribbon Bridge adquiridas para dar apoio de travessia para carros de combate Leopard 1A5 BR, blindados M113, Guarani, Urutu, Cascavel, M-109 e veículos de engenharia Bergenpanzer e Lança-Pontes da própria unidade.

O Futuro

Acredita-se que mais compras desse sistema de pontes para outras unidades de Engenharia de Combate deverão acontecer no médio prazo via Comissão Militar do Exército Brasileiro em Washington, e mais caminhões do modelo Tatra 8x8 T 815-2 poderiam ser encomendados para complementar a dotação de veículos especializados qualquer terreno da engenharia de combate blindada.

Os caminhões Trata Trucks 6x6 e 8x8 militares encontram diferentes aplicações no mercado brasileiro, como por exemplo, podem vir a ser utilizados como plataforma para o futuro obuseiro autopropulsado sobre rodas de 155 mm planejado pelo Exército Brasileiro para modernizar sua artilharia (Atmos da Elbit Systems e Caesar da Nexter são os favoritos).

Também podem atender a demanda para os veículos do Programa Estratégico do Exército Defesa Antiaérea que irão empregar o radar Saber M200 e os lançadores de mísseis superfície-ar de média altitude, remuniciadores, oficina e apoio logístico, todos montados nesses caminhões.

A versão 6x6, de menor peso e volume, pode ser aerotransportada pelo jato militar KC390, atendendo requisitos colocados de mobilidade estratégica e rápido deployment, tanto na versão obuseiro de 155 mm quanto lançador de mísseis superfície-ar ou viatura radar, uma clara vantagem competitiva do produto tcheco.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto