menú responsive
AMÉRICA | Armada
-/5 | 0 votos

Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM)

Brasil conclui integração de três das cinco seções do S-42 Cooper

Soldador da ICN realiza a junção de duas seções de casco do S-42 Tonelero

Soldador da ICN realiza a junção de duas seções de casco do S-42 Tonelero

10/09/2020 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

Três das cinco seções de casco do Submarino Tonelero (S-42) foram unidas (soldadas) com êxito no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), no dia 3 de setembro, na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), situada na Área Norte do Complexo Naval de Itaguaí, no Sul do estado do Rio de Janeiro.

O S-42 é o terceiro dos quatro submarinos em construção pela Itaguaí Construções Navais (ICN).

A etapa industrial cumprida na UFEM corresponde à união de três das cinco seções de casco, assim como à instalação de sistemas e equipamentos, o que representa mais uma importante etapa no processo de fabricação do Tonelero.

Os seus dois “irmãos”, o S-40 e o S-41 estão bastante avançados em seus cronogramas.

O Submarino Riachuelo (S-40), atualmente encontra-se em provas de mar que precedem a entrega ao Setor Operativo da Marinha, e o Submarino Humaitá (S-41), está em fase final de prontificação no Estaleiro de Construção e seu lançamento ao mar está previsto para acontecer em dezembro deste ano.

Com o avanço do PROSUB, que também inclui a construção da Seção de Qualificação do primeiro submarino convencional com propulsão nuclear Álvaro Alberto (SN-BR) prevista para 2020, novas tecnologias estão sendo adquiridas nas áreas de projeto e construção de submarinos e de nacionalização de sistemas e equipamentos.

Assim, o Brasil poderá, ao final do PROSUB, ocupar uma posição de destaque no seleto grupo de países que projetam, constroem, operam e reparam submarinos.

Imagens: Marinha do Brasil/ICN

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje