menú responsive
AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

Comemoração ao Dia do Aviador

Força Aérea Brasileira apresenta oficialmente sua nova aeronave F-39 Gripen


La Fuerza Aérea Brasileña presenta oficialmente su nuevo avión F-39 Gripen


26/10/2020 | Belo Horizonte

Roberto Caiafa

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou oficialmente seu novo caça F-39 Gripen em cerimônia realizada em Brasília. O evento, comemorado no Dia do Aviador e da Aeronáutica, contou com a presença do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Presidente e CEO da Saab, Micael Johansson, entre outras autoridades civis e militares.

Em seu discurso, Bolsonaro destacou que 2020 tem sido um ano muito importante para a história da FAB, marcado principalmente pela operação do KC-390 Millennium e a chegada das novas aeronaves de combate. “Conseguimos colocar no ar dois vetores que podem transformar irreversivelmente nossas operações, nossa capacidade logística e afirmar nossa superioridade nos 22 milhões de quilômetros quadrados (do país), essenciais para manter nossa soberania”, disse.

FAB 4100

 

A aeronave apresentada, o FAB 4100, é a primeira unidade de um lote de 36 caças adquiridos da Saab. O FAB 4100 é uma aeronave instrumentada (FTI) que deverá continuar com as campanhas de teste iniciadas na Suécia.

Além de comprar os novos caças, o Brasil também está aprendendo a produzir esse tipo de aeronave por meio de um elaborado programa de transferência de tecnologia, conforme contrato firmado com a empresa sueca em 2013.

Dos 36 caças encomendados, 15 deles (oito monopostos e sete biplaces) serão totalmente construídos no Brasil. Nos próximos anos, o caça sueco-brasileiro substituirá as aeronaves FAB F-5 Tiger e AMX.

Por sua vez, a empresa sueca confirmou que os primeiros caças F-39 Gripen chegarão ao país no final de 2021 e serão alocados na Ala 2 da Base Aérea de Anápolis, em Goiás.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje