A Força Aérea Brasileira voa pela primeira vez na aeronave Embraer T-27M Tucano modernizado
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Plataformas (Portugués) >

A Força Aérea Brasileira voa pela primeira vez na aeronave Embraer T-27M Tucano modernizado

O T-27M durante o seu 1º voo. Foto: PAMA LSFAB
|

O primeiro voo do Embraer T-27M Tucano modernizado (matrícula FAB 1446) decolou do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) e durante 2 horas e 5 minutos foram verificados diferentes níveis de degradação do sistema elétrico, funcionamento dos sistemas de emergência, avaliação do sistema anemométrico e da integração dos novos equipamentos incorporados, incluindo aí sistemas de referência de atitude e navegação.

O voo foi suportado por uma aeronave paquera a fim de garantir a segurança do ensaio.

O ministro da Defesa do Brasil, Fernando Azevedo e Silva, que retornava de uma visita a Iveco Veículos de Defesa acompanhado do seu par argentino, Agustín Rossi, conferiu de perto o Tucano modernizado após o helicóptero que transportava a comitiva pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins), que fica praticamente ao lado da pista do PAMA LS.

Um protótipo em 45 dias

A modernização, contratada pela Força Aérea a empresa brasileira Albatross tem como objetivo aperfeiçoar a formação dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), preparando-os para voarem no futuro os modernos caças Gripen E/F, e introduzir soluções logísticas como a substituição de itens obsoletos da aeronave.

A modernização realizada pela Albatross em parceria com o PAMA LS inclui um novo painel de instrumentos, adaptando os T-27M às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimentos RNAV e RNP (tradução do inglês, Navegação de Área e Performance de Navegação Requerida).

A nova aviônica também atende às novas demandas de formação dos pilotos da FAB e reduz drasticamente as obsolescências logísticas existentes.

Em paralelo à modernização das aeronaves, são desenvolvidos também sistemas de simulação digitalizados para que esses auxílios à instrução reflitam fielmente a nova configuração, o que irá colaborar para uma formação mais moderna e eficiente.

A previsão é de modernizar 42 células no PAMA LS até dezembro de 2022. As primeiras aeronaves T-27M de série serão entregues no primeiro semestre de 2021.

Personagens do 1º voo

O voo inaugural do T-27M foi realizado pelo coronel aviador Marcelo Zampier Bussmann, piloto de ensaio e diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), tendo como engenheiro de ensaio (GIB) o tenente Matheus Pacheco Guanabara Santiago.

“A nova aviônica comportou-se muito bem, a despeito da integração ser bastante complexa”, afirmou Santiago. “De forma geral, o sistema incorporado é muito robusto e moderno. Ele permitirá que os cadetes tenham contato com uma plataforma bastante atual, facilitando sua adaptação para os novos vetores da FAB, como o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen. Da mesma forma, os sistemas backup melhoraram substancialmente, aumentando a segurança da operação na AFA e no contexto atual da navegação aérea”, complementou o Coronel Bussmann.

O voo foi coordenado pelo diretor do PAMA LS, coronel aviador Marcelo Reed Sardinha, que destacou a importância do evento:

“Esse dia é um marco para a FAB e está sendo uma grande vitória para nós. Isto é fruto de 45 dias de trabalho ininterruptos dos nossos técnicos, inspetores e engenheiros. Para que o nosso sonho se concretizasse, foi realizado um esforço conjunto da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), do IPEV, Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), com as orientações do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). O sucesso da missão, atrelado ao reduzido tempo de implementação, é um grande feito para a aviação”, concluiu.

Imagens: PAMA LS/Força Aérea Brasileira



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto