Alltec e Rafael irão cooperar para fornecer soluções de blindagem para as Forças Armadas brasileiras
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Alltec e Rafael irão cooperar para fornecer soluções de blindagem para as Forças Armadas brasileiras

Guarani 3
|

No início do mês de março corrente a ALLTEC Materiais Compostos do Brasil e a Rafael Advanced Defense Systems, de Israel, assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para cooperação em soluções suplementares de blindagem passiva, sua manutenção e suporte durante o ciclo de vida.

Com base nesse acordo, a ALLTEC e a Rafael irão cooperar em oportunidades e projetos de negócios para o suprimento de soluções suplementares de blindagem passiva de Nível 4 STANAG e superior, sua manutenção e suporte durante o ciclo de vida, para o Ministério da Defesa brasileiro e forças auxiliares.

O objetivo é alcançar o máximo de conteúdos industriais locais e facilitar a comercialização e vendas compartilhadas de soluções suplementares de blindagem passiva, incluindo sua manutenção e suporte durante o ciclo de vida para Produtos da Rafael.

As soluções suplementares de blindagem de proteção da Rafael são usadas há mais de 30 anos nas Forças de Defesa Israelense, forças dos EUA, países da OTAN, unidades de manutenção da paz e outros clientes por todo mundo, protegendo eficazmente as forças terrestres.

A Blindagem Reativa (ERA) e a Blindagem Passiva Suplementar, ambos produtos da israelense Rafael, protegem o veículo blindado contra uma grande variedade de ameaças, tais como ‘granadas antitanque propulsadas por foguete’, os famosos RPG, armas de fogo de pequenas dimensões, projéteis AP (armor piercing – perfurante de blindagem), fragmentos de artilharia de alta velocidade, morteiros e materiais altamente explosivos.

O conceito Armor Shield Protection oferece proteção reforçada com uma robusta blindagem suplementar, que absorve energia das ameaças e previne perfurações provocadas por projéteis, artilharia e fragmentos IED.

Essa blindagem leve pode ser instalada ou removida rapidamente, de acordo com as necessidades da missão.

Experiência Alltec

A empresa brasileira desenvolveu há alguns anos um um kit completo de proteção balística adicional (suplementar) para o VBTP-MSR 6x6 “Guarani”, incluindo as fases de investigação tecnológica, produção, testes no terreno, processo de certificação oficial, montagem final e pintura de camuflagem nos escudos de blindagem.

Esse desafio inovador resultou na aquisição de profundo conhecimento e domínio da tecnologia de fabrico em blindagem cerâmica (suplementar), que qualificou a Alltec como principal fornecedor do Exército Brasileiro para esse tipo de equipamento. Sua larga experiência e conhecimento neste domínio tornou a Alltec um líder tecnológico no fabrico de blindagem (suplementar) em qualquer formato e espessura.

Um dos primeiros projetos de inovação dentro da Alltec foi na área de defesa, quando a empresa participou do desenvolvimento da blindagem das aeronaves militares Super Tucano (EMB-314), em conjunto com a Embraer e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Nesse projeto, a Alltec foi responsável pelo desenvolvimento das etapas de laminação, montagem e pintura dos painéis balísticos.

Esse trabalho de inovação resultou na aquisição de um grande conhecimento técnico e um domínio inicial da tecnologia para fabricação de painéis blindados, o que possibilitou mais tarde a elaboração de um projeto inteiramente próprio com recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e apoio do Exército Brasileiro (CAEx – Centro de Avaliação do Exército e DF – Diretoria de Fabricação).

Neste projeto, a Alltec desenvolveu a blindagem balística adicional para absorver o impacto de projéteis .50 AP (12,7X99 mm PFM2), para a viatura blindada VBTP-MR (Viatura Blindada Transporte de Pessoal – Média de Rodas) - Projeto Guarani.

Esse apoio permitiu a homologação do kit completo da blindagem adicional, incluindo testes balísticos, dando suporte à montagem de toda a estrutura de blindagem adicional na viatura, atendendo às tolerâncias de montagem, pintura final e teste do kit balístico na viatura.

Ao final do projeto, um kit completo da blindagem adicional (homologado) foi doado ao CAEx com o aval da Finep. A Alltec também obteve o TR (Termo de Registro) que permite à empresa fabricar e comercializar produtos controlados pelo Exército.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto