menú responsive
AMÉRICA | Empresas
-/5 | 0 votos

Líder Mundial em Munições

Companhia Brasileira de Cartuchos renova imagem aos 95 anos

Logomarca remodelada. Foto: CBC

Logomarca remodelada. Foto: CBC

28/03/2021 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

Ao completar 95 anos de história em 2021, a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) renovou sua identidade visual, agregando elementos que reforçam o seu compromisso, posicionamento e essência.

A nova marca CBC é composta por três elementos principais: logotipo, símbolo e posicionamento. O símbolo elipse é a representação da solidez ascendente, o movimento que a empresa segue desde sua fundação, em 1926.

Grafado em exclusiva tipografia, o logotipo CBC é o acrônimo de Companhia Brasileira de Cartuchos, representando em seus traços a força, o movimento e o avanço, componentes do DNA da companhia.

A nova marca também apresenta o posicionamento de líder mundial em munições, como é reconhecida no mundo – uma respeitada empresa global, líder em seu segmento. Além da nova tipografia, o logo se apresenta em uma nova cor proprietária: o verde, que representa o Brasil.

“No momento em que a empresa chega à marca histórica de 95 anos, o logo foi redesenhado, acompanhando as inovações da marca. Essa nova versão possui mais força, mais presença, com um estilo tipográfico que reflete tecnologia e modernidade”, explica o diretor comercial e marketing da CBC, Paulo Ricardo Gomes.

A atualização da marca vem em um momento bastante promissor do mercado de munições, que passa por um período de crescimento das vendas no Brasil e no mundo. Segundo Salésio Nuhs, vice-presidente comercial e de relações institucionais da CBC, as mudanças são resultado de um grande trabalho de “branding”, liderado pela área de marketing, que envolveu todo o corpo diretivo. Este projeto abrangeu avaliação em profundidade do propósito, compromisso, fundamentos e pilares estratégicos da marca.

“O novo design reflete a trajetória de sucesso da companhia. Em quase 100 de história, a CBC já passou por diversos momentos no mercado nacional e internacional, no que se refere a economia, política e regulamentações. A modernização da marca é fundamental para reforçarmos nossa essência no mercado”, afirmou Nuhs.

De acordo com o vice-presidente de vendas e marketing internacional, Fernando Salm, a nova identidade visual representará a empresa também no mercado externo. “A CBC vende seus produtos globalmente e nos últimos anos tornou-se umas das principais fornecedoras de munição para os países da OTAN. A marca corporativa é destinada às exportações ao mercado internacional militar, que é um dos seus carros-chefes. A nova identidade global da CBC marca uma nova etapa na vida da companhia, que se consolida como líder mundial em munições”, explicou.

Evolução do logotipo

 

O logotipo foi redesenhado ao longo do tempo, acompanhando a evolução da empresa. A primeira versão foi criada em 1926, quando ainda se chamava Fábrica Nacional de Cartuchos e Munições, e foi utilizada por 10 anos.

Em 1936, passou a ser estilizado em formato de elipse na horizontal e na cor vermelha, acompanhado dos novos nome e sigla. A partir de 1992, a CBC teve sua marca alterada em uma nova estratégia de marketing, passando a ser representada por uma elipse na cor azul, com uma identidade mais moderna e dinâmica.

Em 2019, passou a ser aplicado somente na cor preta, reforçando sua estratégia de atuação no mercado, confiabilidade e solidez. Em 2021 foi redesenhado, acompanhando as inovações da marca.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje