Portugal negocia com a Embraer compra de dez aeronaves Super Tucano
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Sin categoría >

Portugal negocia com a Embraer compra de dez aeronaves Super Tucano

Super Tucano. Imagens Roberto Caiafa, Embraer, Marco Aurélio do Couto Ramos
|

(Infodefensa.com)

Segundo fontes próximas a Força Aérea Portuguesa (FAP), a instituição estaria negociando com a Embraer Defesa e Segurança a compra de 10 exemplares do turboélice EMB-314 Super Tucano, esses aviões substituindo o jato de treinamento franco-alemão Alpha Jet (retirado de serviço em 2018).

Visto como uma aeronave capaz de treinar novos pilotos para a FAP, o Super Tucano seria usado também para apoiar operações militares portuguesas sob a bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU/UN).

Se esta venda for concretizada, Portugal tornar-se-á o primeiro operador europeu OTAN/NATO a empregar o Super Tucano.

Além das reconhecidas qualidades operacionais do aparelho, entrariam no negócio aspectos político-industriais que ligam Portugal e Brasil.

O Super Tucano realizou recentemente em Portugal várias demonstrações oficiais que impressionaram positivamente o Alto Comando da FAP.

Além disso, a Embraer é acionista majoritária do grupo aeroespacial português OGMA, cuja fábrica em Évora produz aeroestruturas para o jato de transporte militar C-390 Millennium, do qual a FAP encomendou recentemente cinco exemplares.

O mestre da Contra-Insurgência (COIN)

 

Sucessor legítimo do EMB-312 Tucano, o EMB-314 Super Tucano é um turboélice de um ou dois lugares especializado em operações COIN (COunter INsurgency) e está fortemente armado com duas metralhadoras M3P de 12,7 mm (uma em cada asa) e 5 pontos duros (linha central da fuselagem e dois cabides em cada asa) que lhe permitem transportar até 1.500 quilos de armamento como mísseis ar-ar, foguetes, bombas guiadas, tanques adicionais de combustível, etc.

O modelo brasileiro possui Head-Up Display (HUD) grande angular, está capacitado para empregar torreta FLIR AN/AAQ-22 SAFIRE sob a linha central da fuselagem e seu cockpit apresenta moderno lay-out com manche HOTAS (hands on throttle and stick), dois visores multifuncionais coloridos com telas de 6X8 e um sistema de navegação equipado com capacidade TCAS (Traffic Collision Avoidance Systems) e GPS.

O avião também dispõe de assentos ejetáveis zero-zero Martin-Baker Mark 10 LCX e o cockpit é compatível com óculos de visão noturna (NVG), além de estar equipado com sistema autônomo de geração de oxigênio (OBOGS).

Sua célula pode suportar fatores de carga entre 7G e -3,5G e foi pensada desde o início para operar em condições difíceis em aeródromos com pouca infraestrutura de solo.

O Super Tucano é mundialmente reconhecido como uma aeronave ideal para missões CAS (Close Air Support) e combate à guerrilha.

Desde o seu lançamento já foram encomendadas mais de 220 unidades por 16 nações diferentes, derrotando competidores de peso como o turboélice AT6-E Wolwerine do grupo americano Textron.

 



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto