Exército Brasileiro treina com o sistema Simaf de Tecnobit-Grupo Oesía
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Sin categoría >

Exército Brasileiro treina com o sistema Simaf de Tecnobit-Grupo Oesía

Capa simaf
|

(Infodefensa.com)

O 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29° GAC AP) participou da Operação Humaitá, um exercício de adestramento dos Subsistemas de Artilharia com a utilização do Simulador de Apoio de Fogo (Simaf), na cidade de Santa Maria (RS).

Foram realizadas missões de tiro simuladas, totalizando 3.237 disparos no terreno virtual, e executadas tarefas inerentes aos subsistemas de um Grupo de Artilharia de Campanha.

O objetivo do exercício foi aprimorar o adestramento e aumentar a operacionalidade, auxiliando a integração prática entre os subsistemas de artilharia e a visualização dos trabalhos de planejamento e execução.

O emprego da simulação também proporciona um rápido feedback dos trabalhos realizados e reduz significativamente custos com munições e combustível. 

Simaf

 

O SIMAF tem a finalidade de aprimorar o adestramento do apoio de fogo do Exército Brasileiro, por intermédio de Missões de Tiro simuladas, executando para isso, tarefas inerentes aos subsistemas (Observação, Direção e Coordenação de Tiro, Linha de fogo e Comunicações) que compõem os Grupos de Artilharia de Campanha.

O Simaf é empregado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), e no Centro de Adestramento e Avaliação Sul, em Santa Maria (RS), em exercícios para adestramento das táticas, técnicas e procedimentos (TTP) de Artilharia, para a certificação da tropa junto ao Comando de Operações Terreste (Coter) e para compor a Força de Prontidão Militar. 

A Tecnobit, empresa de origem espanhola que fornece produtos e sistemas integrados principalmente para os mercados de defesa, segurança e aeroespacial, foi a responsável pelo software e hardwware desse sofisticado sistema para simulação de artilharia.

A versão brasileira Simaf, operada nesses centros de simulação, foi baseada no Simulador de Artilharia (Simaca), utilizado pelo Exército Espanhol na Academia de Artilharia de Segovia.

Esse simulador, bastante aperfeiçoado na versçao brasileira, permite operar em todas as condições meteorológicas e geográficas, auxiliando o sistema de treinamento e reduzindo drasticamente o impacto ambiental de formação do pessoal da artilharia (tiro real).



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto