Iveco envia veículo blindado guarani à Argentina para avaliação do Exército
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra >

Iveco envia veículo blindado guarani à Argentina para avaliação do Exército

Traslado del blindado Guaraní 6x6. Fotos Santiago García
|

O Exército Brasileiro (EB) cedeu, por empréstimo de 30 dias, uma viatura blindada de transporte de pessoal – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6X6 Guarani para o Exército Argentino (EA) avaliá-la para o programa VCBR (“Vehículo de Combate Blindado a Rueda”). Toda a negociação para esta missão foi feita entre a empresa Iveco Defence Vehicles e o EA, sem qualquer custo para o EB.


A viatura selecionada pertence ao 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado (5º RC Mec), da cidade de Quaraí (RS), equipada com um sistema de armas remotamente controlado (SARC) REMAX.

No dia 13 de maio, a viatura foi transportada pelo 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (22º GAC AP) para a base de apoio logístico da Iveco existente no 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado (8º RC Mec), em Uruguaiana (RS), e hoje, dia 25, as 8:00hs, foi levada até a divisa com a Argentina, na Aduana de Uruguaiana / Paso de los Libres, e transferida para um transporte do EA, para ser conduzida até o “Campo de Mayo”, na Província de Buenos Aires.

A ideia inicial é apresentar o carro oficialmente na cerimônia comemorativa ao dia do Exército, em 29 de maio mas devido aos problemas causados pela pandemia do Covid-19, esses planos devem ser alterados.

A avaliação está prevista para ocorrer no “Campo de Mayo” e no campo de provas do Regimento de Infantaria Mecanizada 3 General Belgrano (RIMec 3), em Bahia Blanca.

Durantes os testes, uma guarnição do 5º RC Mec acompanharão a viatura, mas a equipe brasileira também contará com um capitão-engenheiro da Comissão de Absorção de Conhecimentos e de Transferência de Tecnologia na Iveco (CACTTIV), pertencente à Diretoria de Fabricação (DF) do EB, e técnicos das empresas Iveco  e Ares Aeroespacial e Defesa, para prestar suporte técnico.

O programa VCBR visa adquirir uma quantidade de blindados sobre rodas e atender a compromissos assumidos na criação da Força de Paz Binacional Cruz del Sur, com o Chile. O Guarani é um dos candidatos do Programa VCBR mas ainda não há uma data para sua definição.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto