menú responsive
AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

Novo drone de transporte de carga

A brasileira Xmobots lança seu drone FW-150 Drargo no mercado

Fotos: Xmobots

Fotos: Xmobots

 Ver galería de fotos

10/06/2021 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

A brasileira Xmobots Aeroespacial e Defesa lançou no último dia nove de junho um drone baseado no protótipo FW 150 (prefixo PP-XKB) e denominado Drargo.

Após obter aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voos experimentais com drone classe 2 (com peso máximo de decolagem entre 25 kg e 150 kg), a aeronave, de aproximadamente 115 kg, inicia nesta semana um projeto piloto que prevê a entrega de produtos de saúde em áreas remotas pelo país.

Ainda em fase inicial, o projeto, que conta com a colaboração de técnicos da ANAC, tem por objetivo futuro o transporte de carga de pequeno e médio porte em distâncias de até 1.000 Km e em operações além da linha de visada visual (beyond visual line of sight - BVLOS), quando o operador não precisa ter contato visual direto com a aeronave.

De acordo com o cronograma da XMobots, o processo deverá ser concluído ainda em 2022.

Até a conclusão de todo o trabalho, a empresa precisará atestar, por meios de ensaios técnicos, que o projeto está em conformidade com as regras gerais para operação de aeronaves não tripuladas de uso civil — o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RABAC-E) nº 94, publicado pela Agência em maio de 2017.

O Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC — área responsável pela análise e condução dos projetos de certificação de aeronaves remotamente pilotadas, Roberto Honorato, se mostra otimista com os projetos apresentados à Agência para o desenvolvimento comercial de atividades que tem o drone como meio de transporte.

Na sua avaliação “o serviço de delivery realizados com essas aeronaves é o que tem o maior potencial de crescimento a curto e médio prazo, e um dos mais promissores também”.

FW-150 Drargo

 

De design inovador, o Drargoapresenta uma fuselagem maciça que oferece grande volume (seção transversal) adequada para transporte de cargas, e sob ela está montado um robusto esqui fixado a parte posterior, em baixo. O motor de cruzeiro, do tipo pull, está instalado na parte traseira da fuselagem.

As asas altas, montadas bem no meio da fuselagem, apresentam enflechamento moderado e pontas do tipo winglet.

Debaixo de cada asa, uma complexa peça suspensa em cabide abriga quatro poderosos motores elétricos ascencionais basculantes, dois a vante em cima e embaixo e dois a ré, em cima e em baixo. Esses propulsores são usados apenas nas operações de decolagem e pouso vertical do FW-150 Drargo.

Quando o drone faz a transição para o voo estabilizado, os hélices desses oito motores são basculados para oferecerem mínimo arrasto aerodinâmico enquanto o motor maior, na parte traseira, impulsiona o drone a frente.

Sistema XUTM

 

Na parte dorsal do Drargo está localizada o que aparenta ser a baia de equipamentos do sistema de navegação e recepção/emissão de sinais de comunicações que utilizam o sistema XUTM, desenvolvido pela Xmobots.

Desde 2015 a XMobots pesquisa a integração de drones no espaço aéreo Brasileiro.

Em 2019 a companhia propôs ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo uma arquitetura, serviços e plano de implantação faseado de um UTM Brasileiro.

Ao contrário de alguns projetos de UTM já apresentados em alguns países do mundo – extremamente futuristas, abordando realidades diferentes da atual aplicabilidade dos drones -, o BR-UTM e o XUTM foram construídos com base em cenários mais realistas e, principalmente, compatível com as demandas atuais de uso de drones profissionais no Brasil.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje