Argentina negocia com o Brasil aquisição de veículo blindado 6x6 Guarani
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Argentina negocia com o Brasil aquisição de veículo blindado 6x6 Guarani

Ministros Rossi e Azevedo durante visita à Iveco. Fotos: Roberto Caiafa
|

O Governo argentino está avaliando várias possibilidades para dotar seu Exército de novos veículos blindados. Uma das opções da mesa é o VBTP-MSR 6×6 Guarani, fabricado pela Iveco no Brasil. Isso motivou a visita ontem do ministro da Defesa argentino, Agustín Rossi, às instalações que a empresa possui na cidade de Sete Lagoas (MG).

Rossi foi recebido pelo seu homólogo brasileiro, Fernando Azevedo e Silva, que acompanhou o argentino ao longo do percurso pela fábrica, com o objetivo de conhecer as capacidades dos guaranis.

Posteriormente, em breve entrevista coletiva, Rossi destacou que sua visita é fruto de uma desejável maior aliança estratégica entre Brasil e Argentina no setor de defesa. Segundo o ministro, sua pasta está promovendo uma estratégia de reequipamento das Forças Armadas em benefício da produção local.

Assim, o fato de os motores e chassis do Guarani serem construídos na fábrica que a Iveco possui na província argentina de Córdoba (centro) é uma vantagem sobre as demais ofertas que a Argentina tem: o GDLS Stryker M1126 e o ​​Norinco VCBR VN -1. “Independentemente de qualquer outra consideração, privilegiamos a parceria estratégica entre Argentina e Brasil”, afirmou o ministro argentino.

Da mesma forma, Rossi destacou que “em todo projeto associativo também se busca fomentar a produção local” para que, ao optar pelo blindado brasileiro, se espere que a indústria argentina tenha uma participação maior no programa. Rossi insistiu que é preciso ampliar as possibilidades de integração entre as duas nações, já que suas indústrias têm várias características complementares.

Visita a Iveco

Durante a visita à fábrica de blindados Guarani, o ministro argentino observou a linha de produção da carroceria, as cabines de soldagem especial de aço balístico, as seções da carroceria e a linha de montagem final, que entrega um novo 6x6 após 3.200 horas de trabalho. Na pista de testes anexa à fábrica, o Guarani foi demonstrado em diversas situações, inclusive em capacidade anfíbia.

A delegação argentina também teve acesso ao veículo blindado LMV 4x4, recentemente selecionado para o Exército Brasileiro e integrante de uma subfamília leve do programa Guarani, que abrange desde versões avançadas de reconhecimento e observação até versões especializadas antiautomóveis, morteiros leves e estação de radar. móvel e posto de comando.

Azeveso e Rossi também participaram de um encontro de alto nível com executivos da IVECO Veicles de Defesa, onde foram discutidas as possibilidades de cooperação entre os dois países.

Guarani argentino?

Em 25 de agosto, o general do Exército argentino Juan Martín Paleo participou de uma videoconferência com a CNH Industrial Latin America para estudar os projetos de produção de veículos blindados de rodas e, nas semanas seguintes, o assunto estava em constante turbulência.

A venda de 27 ICV Stryker M1126 norte-americanos, anunciada e negada imediatamente, foi seguida por um renovado interesse argentino em retomar os contatos para a aquisição da chinesa Norinco VCBR VN-1, segundo o jornal. local.

O Guarani possui inúmeras vantagens sobre esses concorrentes, a começar pelo menor preço de compra da categoria e sinergias regionais como componentes fabricados nos dois países. A manifestação de interesse por outros concorrentes pode ser vista como um movimento que visa obter melhores condições de negociação com a Iveco.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto