Embraer expõe Super Tucano em Kiev perante o interesse da Força Aérea Ucraniana
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Embraer expõe Super Tucano em Kiev perante o interesse da Força Aérea Ucraniana

Embraer A29 Super Tucano Roberto Caiafa 10
|

A brasileira Embraer participa como expositora do XII International Aviation and Space Salon em Kiev, na Ucrânia, apresentando o turboélice A-29 Super Tucano como atração principal. O evento começou no último dia dia 15 e vai até dia 18 de junho.

A Força Aérea da Ucrânia está à procura no mercado internacional de um sucessor para o antiquado treinador a jato L-39 Albatros. Uma Delegação da Força Aérea Ucraniana visitou o Brasil em 2019 e voou o Super Tucano, e desde então a oficialidade daquela força vem demonstrando um interesse especial no Embraer EMB-314.

O coronel-general Sergii Drozdov, então comandante da Força Aérea da Ucrânia, e um experiente piloto instrutor de Sukhoi SU-25 Frogfoot (a contraparte do A-10 Thunderbolt) voaram uma formação de quatro aeronaves Embraer A-29 Super Tucano no 3º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação (3º/3º GAV), o Esquadrão Flecha de Campo Grande (Força Aérea Brasileira), em agosto de 2019.

O Comando da Força Aérea da Ucrânia relatou em agosto de 2020 "Consideramos o avião brasileiro como um candidato sério para substituir os L-39".

Em termos operacionais, seria um dos mais exigentes cenários de emprego em combate já voados pelo avião brasileiro, superando inclusive o perigoso espaço aéreo afegão, onde o A-29 atua na função anti-terrorista através de um programa financiado pelo Governo Norte-Americano, ou nos céus da América do Sul, em missões COIN ou contra-insurgência.

Além disso, o Super Tucano atuaria também na função de formar novos pilotos operacionais para a Força Aérea da Ucrânia, confirmando que o projeto brasileiro é capaz de treinar e qualificar pilotos de combate para qualquer plataforma de primeira linha existente no mercado mundial de caças.

Imagens: Roberto Caiafa/Embraer



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto