EDS estimado em R 1,368 bilhões cortes em ajuda do governo em 2015
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

EDS estimado em R 1,368 bilhões cortes em ajuda do governo em 2015

12794423 10208775295489968 1312741210329337331 n
|

A Embraer Defesa e Segurança (EDS), segundo seu vice-presidente financeiro José Filippo, contabilizou ao final de 2015 1,368 bilhão de reais a receber da Aeronáutica, valores ligados ao desenvolvimento do jato de transporte militar KC-390 e à modernização da frota de caças da Força Aérea. Esse dado foi informado durante teleconferência aberta a imprensa e realizada na última quinta-feira (04/03).

Para lidar com a redução do orçamento do governo federal para o setor em meio ao ajuste fiscal, a EDS foi obrigada a estender o cronograma de desenvolvimento do Programa KC-390.

Mesmo com esse cenário desfavorável, o primeiro protótipo do modelo, o PT-ZNF, vem alcançando marcas e índices de disponibilidades impressionantes, acumulando 130 a 150 horas de voo até o momento.

O envelope (performance) da aeronave vem sendo continuamente expandido, e os testes de sistemas como flaps, slats, APUs, acionamento dos motores principais de forma autônoma, desempenho dos trens de pouso, dentre outros, estão com seu cronograma em dia.

A empresa tem previsão de certificação do cargueiro no segundo semestre de 2017 e início das entregas ao final de 2018. “Todo o desenvolvimento segue com esse objetivo a ser alcançado pelo programa”, afirmou Filippo.

Na recente cerimônia de roll-out do novo jato comercial Embraer 190 E2, realizado na unidade da empresa em São José dos Campos, o KC-390 foi uma das estrelas do show aéreo, liderando sete A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstrações Aérea em uma bela formação, com transmissão ao vivo pela internet para o mundo.

Segundo Protótipo

O segundo protótipo do KC-390 já está finalizado, e a previsão é que entre o final de março e meados de abril aconteça o primeiro voo, o avião se juntando imediatamente ao PT-ZNF, de acordo com declarações dadas a imprensa por Jackson Schneider, presidente da EDS .

O foco da campanha de ensaios em 2016 será a avaliação aerodinâmica do modelo, incluindo campanhas de reabastecimento em voo, lançamento de paraquedistas e transporte de cargas, tudo com o apoio de militares da Força Aérea e Exército Brasileiro, especialistas nesse tipo de missão.

As células destinadas a testes de estática e fadiga (801 e 802) estão praticamente prontas, a sessão de cabine para testes "Bird Strike" também encontra-se em avançado estágio de construção.

Os fornecedores já estão trabalhando a produção dos componentes dos exemplares de produção, demonstrando assim o compromisso da EDS com o Programa.

O KC-390 no FWSAR

A Embraer Defesa e Segurança (EDS) atualizou sua proposta para substituir aviões de asas fixas turboélices (mais lentos), empregados em missões de busca e salvamento no Canadá, com uma versão do jato KC-390 desenvolvida especificamente para atender a demanda do programa Fixed- Wing Search and Rescue (FWSAR).

Segundo Jackson Schneider, presidente da EDS, o KC-390 obteve a adesão de importantes parceiros canadenses a proposta brasileira é muito superior aos concorrentes conhecidos, o C-27J Spartan da Finnmecanica e o C-295W da Airbus Defence e Space.

Jackson não comentou quais seriam as empresas canadenses a firmarem essas parcerias com a EDS, nem se pronunciou sobre a saída do Lockheed Martin C-130J Super Hércules da competição.

O executivo brasileiro garantiu que a extensão do cronograma do Programa KC-390 não impedirá a EDS de entregar os aviões, caso vença a concorrência FWSAR, dentro do prazo estipulado pelo Governo Canadense.

Imagens: EDS e Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto