Optovac entrega Flight Control System montado no Brasil para o programa EC725
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Optovac entrega Flight Control System montado no Brasil para o programa EC725

ValerieRedron SagemBrasil
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - Optovac, através da sua nova unidade instalada no PQT da Universidade do Vale do Paraíba, anunciou a entrega dos primeiros sistemas de controle de voo (FCS-Flight Control System) para o programa HX-BR EC-725 da Helibras/Eurocopter, que prevê a entrega de 50 helicópteros do modelo. Resultado dos acordos de off-set do contrato assinado em 2009, a criação da linha de montagem no PQT envolveu investimentos de cerca de US$ dois milhões para a instalação de escritório de engenharia e consultoria destinados a prestação de serviços de suporte para programas aeronáuticos e de engenharia de sistemas.

Segundo Valerie Redron, CEO da Sagem Aeronáutica “Inaugurar a sala de produção do FCS é o primeiro passo no plano de expansão da Sagem no Brasil e tenho muito a agradecer a François Haas, presidente da Turbomeca Brasil, pelo seu auxílio e grande conhecimento do país; a Sergio Nobre da Optovac; ao prefeito de São José dos Campos, Carlinhos de Almeida; a Eduardo Bastos e sua equipe do Parque Tecnológico da Univap, as empresas que adaptaram a estrutura e instalaram os equipamentos de nossas linhas de produção e laboratórios com o rigoroso controle de qualidade exigido em tão curto espaço de tempo; e a Helibras e equipe pela paciência e apoio que tiveram conosco”.

François Haas, por sua vez, destacou a importância dos ganhos já implementados com a transferência de tecnologia “Hoje a Optovac entrega os primeiros FCS dos EC-725 montados em São José dos Campos, em agosto do ano passado a Turbomeca inaugurou a linha de montagem das turbinas e APU desses helicópteros em Xerém (RJ), e até o momento já entregamos na Helibras 14 turbinas Makila e oito APU´s montados no País. Desse modo, o Grupo Safran confirma os investimentos contratuais e a transferência dos conhecimentos de montagem desses sistemas (turbinas, APU´s e FCS), conforme o requerimento brasileiro”.

Optovac no Parque Tecnológico

Infodefensa Brasil visitou as instalações da Optovac no Parque Tecnológico da Univap durante recepção e tour que contou com as presenças de Valerie Redron, CEO da Sagem Aeronáutica, François Haas, presidente da Turbomeca Brasil e representando o Grupo Safran, Sergio Nobre e Henrique Nobre da Optovac, executivos de empresas parceiras como a Helibras, fornecedores, militares da Aviação do Exército Brasileiro e Força Aérea, e convidados.

Redron respondeu a perguntas de Infodefensa Brasil:

Para entregar os primeiros FCS dos EC-725 montados no Brasil, a Optovac teve de qualificar seus técnicos. Como foi realizado esse processo de transferência de conhecimento pela Sagem?

VR: “Uma das principais estratégias da transferência de tecnologia foi o treinamento dos técnicos da Optovac na França, iniciado em novembro de 2012 e complementado pela assistência técnica da equipe de Sagem que veio e ainda vem ao Brasil. A recepção desse pessoal na França foi muito bem organizada, com tradutores apoiando os brasileiros por todo o curso, garantindo assim uma capacitação de alto nível, e essa formação continuou no Brasil, após o seu retorno”.

Quais vantagens o domínio da tecnologia FCS do EC-725 pode trazer para o Brasil?

VR: “Hoje comemoramos a entrega dos primeiros FCS da Sagem montados localmente, e acredito que a Optovac seja a primeira empresa a fazê-lo por aqui com relação a esse tipo de produto. Graças a essa linha de montagem, temos a capacidade de propor a manutenção dos pilotos automáticos no Brasil e podemos trazer aos nossos clientes o suporte técnico esperado e necessário para uma variedade de produtos de alta tecnologia. A disponibilidade de helicópteros será melhorada através da manutenção local realizada. A estratégia da Safran no País é estar presente ao lado dos clientes brasileiros para entender sua necessidade e oferecer-lhe soluções adequadas”.

O Grupo Safran anunciou a compra da Optovac em junho de 2012 e um ano depois já prepara uma linha de produção/montagem de optrônicos na nova unidade. Quando ela começará a funcionar?

VR: “O elemento chave da estratégia inicial de crescimento da Sagem no Brasil foi a capacitação de montagem do sistema de controle de voo localmente. O sucesso dessa operação nos permitiu definir o próximo passo da expansão, a introdução de uma completa linha de montagem e integração de optrônica portável que começará a funcionar no próximo mês de outubro nas instalações do Parque Tecnológico da Univap em São José dos Campos”.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto