Censipam capacita militares brasileiros para pilotagem de drones
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >
Istrução

Censipam capacita militares brasileiros para pilotagem de drones

18 pilotos receberam certificação, cadastrando-se no Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (SISANT), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e no SARPAS
Censipam capacita militares do exército para pilotagem de drones 1080x675
Parte do curso envolveu a realização de voos de instrução na na Floresta Nacional de Brasília. Imagem: Ministério da Defesa
|

Militares das Forças Armadas baseados em Brasília (DF) foram capacitados para a operação de aeronaves remotamente pilotadas (ARPs), popularmente conhecidas como “drones”. 

O curso foi ministrado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa, de 25 a 29 de julho.

As atividades teóricas concentraram-se no Centro de Coordenação Geral do Censipam

Durante as instruções, foram abordadas as legislações e normas aeronáuticas, o preparo de voo, aplicativos de controle, geração de produtos cartográficos e boas práticas no uso de aeronaves remotamente pilotadas. 

Image 22080704 1024x768

Parte do curso envolveu a realização de voos de instrução na na Floresta Nacional de Brasília. Imagem: MD.

“O curso veio agregar conhecimento técnico e certificar a função de piloto de drone, permitindo, assim, que a atividade seja executada com base na legislação em vigor e dentro das normas de pilotagem. O conteúdo programático proporcionou a utilização de todos os recursos disponíveis na aeronave, incluindo diversas ferramentas de monitoramento e segurança de voo, fundamentais para o gerenciamento de riscos”, afirmou o Segundo-Tenente Ricardo Remedi Farias, do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx).

Missões simuladas

O Curso de Pilotagem de Drone/SARP – Classe 3, cujos modelos pesam entre 250 gramas e 25 kg, ainda incluiu diversas missões simuladas, realizadas na Floresta Nacional de Brasília, na Praça dos Cristais e no Comando Militar do Planalto (CMP). 

Os participantes foram testados em operações de reconhecimento, inteligência, vigilância, busca, salvamento e registro de atividades militares.

O soldado Julio Cezar Martins Pereira, da Base de Administração e Apoio ao CMP, está em seu primeiro ano no Exército e atua na produção de conteúdo fotográfico e audiovisual para comunicação social. “É uma oportunidade valiosa, pois essa capacitação proporcionará a melhoria da qualidade dos nossos produtos de divulgação, além de trazer conhecimentos relevantes para o desempenho em operações militares”, disse.

Ao todo, 18 pilotos receberam certificação, cadastrando-se no Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (SISANT), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e no SARPAS, desenvolvido pela Aeronáutica para possibilitar o acesso controlado ao Espaço Aéreo Brasileiro por Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPs). Além de integrantes do Exército Brasileiro, também participaram do curso militares da Marinha do Brasil e dois servidores do próprio Censipam.

EB SARP 01

Parte do curso envolveu a realização de voos de instrução na na Floresta Nacional de Brasília. Imagem: MD.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto