​Esquadrão Guardião, unidade de alerta aéreo antecipado, comando e controle
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire >

​Esquadrão Guardião, unidade de alerta aéreo antecipado, comando e controle

|

Durante as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, o Infodefensa.com visitou o hangar do Esquadrão Guardião da Força Aérea Brasileira (FAB), e pôde ver de perto as modernizadas aeronaves Embraer Echo-99M que compõem a unidade , registrando todos os detalhes das antenas, sensores e radar Eryie.

Comprovadamente, trata-se do mais completo e sofisticado modelo de jato de alerta aéreo antecipado, comando e controle voando na América Latina, e quando comparado, por exemplo, com o E-3D Sentry adquirido pelo Chile recentemente, e que usa tecnologia da Guerra Fria dos anos de 1990, fica clara a superioridade do radar AESA Eryeie atualizado, dos sistemas táticos fabricados por empresas brasileiras e que se encontram no estado da arte, e de seus sistemas de comunicações e fusão de dados.

Entre as novidades dos Echo Nine Nine do traço M,  foi realizada atualização de todos os sistemas de missão e subsistemas relacionados, como os de guerra eletrônica, comando e controle, contramedidas eletrônicas e do radar de vigilância aérea, ampliando a capacidade da FAB de execução de missões de Controle e Alarme em Voo e Reconhecimento Eletrônico, dentre outras. 

O projeto E-99M é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. 

Além da modernização, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira. 

Atech, empresa do grupo Embraer, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle. 

Também foram adquiridas seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações. 

DSC 2643Os R-99 Guardião, com seus sensores ventrais e laterais, pode executar missões SIGINT/COMINT/ELINT, reconhecimento SAR, escaneamento termográfico e demais capacidades de reconhecimento no estado da arte (imagem: Roberto Caiafa)

Outra brasileira que tem importante papel na modernização dos Echo Nove Nove é a Albatross Engenharia, registrada na Abimde (Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa e Segurança) como uma representante autorizada da Wescam Inc (subsidiária da L3Harris Technologies Inc) e capacitada para realizar a manutenção e integração de câmeras da série MX-15 no Brasil. 

A empresa, além de suprimir obsolescências do projeto também fornece para os E99M os smart-displays dos operadores (tela touch-screen sensível a operação com luvas, sistema de missão com novo computador, coolers e sistema DVR), sensor óptico giroestabilizado atualizado e outros componentes críticos classificados.

DSC 1715Até que os Gripen E estejam em serviço, os caças F-5EM, trabalhando em conjunto com os sofisticados Echo-99 Guardião, representam a ponta de lança da Defesa Aérea Brasileira (Imagem: Roberto Caiafa)



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto