2022, um ano de turbulência e silenciosas conquistas para o Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

2022, um ano de turbulência e silenciosas conquistas para o Brasil

A expressão que melhor define os 12 meses de 2022 para o setor de defesa brasileiro é “continuidade de programas estratégicos”
Defesa br
|

2022 para a Defesa Brasileira foi um ano onde o orçamento não foi severamente pressionado por questões relacionadas a Pandemia do Covid 19, o que não desobrigou as Forças Armadas e as instituições representantes da base industrial em apoiarem vigorosamente um melhor diálogo entre a Defesa e o Congresso Nacional, especialmente com relação aos cortes de verbas e questões tributárias que diminuem a competitividade das Empresas de Defesa brasileiras frente a suas congêneres internacionais.

A expressão que melhor definiria os 12 meses de 2022 quando o assunto é Defesa, seria “continuidade dos programas estratégicos”. 

Exército, Marinha e Força Aérea lograram importantes avanços em seus principais programas, além de alcançarem aquisições pontuais.

Em janeiro a Força Aérea Brasileira divulgou a compra de dois SARP Hermes RQ-900 da Elbit Systems, reforçando a capacidade estratégica operacional que inclui conectividade satelital. A Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro recebeu o seu primeiro blindado 6x6 Guarani, produzido no Brasil em Sete Lagoas pela IDV, e o Esquadrão Guardião comemorou 23 anos de criação em meio ao processo de modernização de sua frota de aeronaves AEW&C e ISR fabricadas pela Embraer Defesa e Segurança. A Marinha do Brasil recebeu da Helibras o segundo helicóptero AH-15B capaz de lançar mísseis Exocet.

Tiro AM39 Exocet AH-15B

AH-15B armado com Exocet, o "shipkiller" da Marinha do Brasil. Foto: Roberto Caiafa

Em Fevereiro ocorreu o anúncio oficial da intenção de compra de dois jatos A330 (KC-30) pela Força Aérea Brasileira, a AEL Sistemas avançou na integração dos sistema E-Lynx TM nos caças F-5EM, e também nesse mês a Embraer Defesa e Segurança e a FAB concordam mutuamente na redução da encomenda de KC390 de 28 para 22 aviões. A Marinha do Brasil fechou contratos com a Babcock para manutenção do NAM Atlântico, e a FAB despediu-se oficialmente dos seus helicópteros de ataque russos AH-2 Sabre após 12 anos de uma conturbada operação na Base Aérea de Porto Velho. No fim do mês, a AKAER foi escolhida como a empresa vencedora para realizar a modernização dos blindados Cascavel dentro do Sub-Programa Forças Blindadas.

No início de março, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras atende ao edital de compra dos A330 lançado pela FAB, enquanto a SAAB embarca dois caças Gripen E (F.39) por via marítima com destino ao Brasil. No grande momento da Avibras no ano, ocorre a campanha exitosa de tiro único do Míssil de Cruzeiro AV-MTC 300 no litoral do Nordeste brasileiro, e o STREV, fornecido pela OMNISYS, tem um papel preponderante no registro dos dados desse lançamento. Em meio ao choque internacional pela invasão russa, o Governo Brasileiro vai a Moscou negociar com Vladmir Putin um pacote de apoio tecnológico para seu Programa Nuclear enquanto, na Justiça Brasileira, a Avibras Aeroespacial e Defesa entra com um pedido de recuperação financeira, desnudando uma profunda crise no Grupo Avibras. A Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, recebe os dois primeiros KC390 destinados ao Esquadrão Gordo (1º/1º GT).

A330 gripen

Visão de futuro: KC-30 MRTT reabastece elemento de Gripen E. Fotomontagem: Roberto Caiafa

Abril chega e com ele a entrega oficial dos drones Scan Eagle, da INSITU/Boeing, a Aviação Naval da Marinha do Brasil. A empresa de Defesa MAC Jee firma um acordo de cooperação industrial com o Governo da Arábia Saudita, e a Ares Aeroespacial e Defesa realiza a integração da sua RWS REMAX 4 ao blindado 4x4 LMV da IDV. Dois jatos Airbus A330 ex-Azul são adquiridos pelo custo de US$80,5 milhões pela FAB e a frota mundial de aeronaves Embraer EMB-314 Super Tucano completa 500.000 horas de voo. Durante a FIDAE, no Chile, a Embraer anuncia importante contrato voltado para a continuidade do Programa de Vigilância e Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), enquanto no Brasil realiza a entrega do último jato AF-1 Falcão (A-4K/KU) modernizado para a Marinha do Brasil.

No Dia da Aviação de Caça, a FAB anuncia que o primeiro lote de caças Gripen aumentou a quantidade encomendada de 36 para quarenta exemplares.

Maio começa com o Corpo de Fuzileiros Navais apresentando sua tropa de reação rápida certificada pela ONU para missões de imposição da Paz, e a Marinha do Brasil anuncia campanha com dois disparos do MANSUP, o míssil superfície-superfície brasileiro, ainda em 2022. No Exército, começam os testes de integração do Sistema de Comunicação Protheus ao blindado 4x4 LMV da IDV, e a Imbel revela o desenvolvimento de um novo fuzil de precisão “sniper” substituto do consagrado AGLC 308. A maior fabricante de drones da América Latina, a Xmobots, anuncia parceria com a fabricante de mísseis MBDA, a 3ª maior do mundo, para desenvolver uma versão do drone VTO/VL Nauru 1000C armada com dois mísseis MBDA Enforcer. FAB e Marinha do Brasil trocam formalmente três helicópteros H-225M por 27 helicópteros H-125 de treinamento e missões leves.

GRIPEN RECORTADO

O SAAB F.39E Gripen da FAB. Foto: Roberto Caiafa

No mês de junho, militares brasileiros assistem demonstração de tiro real com o míssil Spike na Romênia e avaliam o helicóptero H-145M. A espanhola ENUSA firma parceria para desmantelamento de combustível nuclear brasileiro. Durante a Eurosatory 2022, IDV, Leonardo e Oto Melara ultimam os detalhes da proposta italiana de venda do Centauro II ao EB dentro da licitação VBC-CAV 8x8 enquanto Thales, Elbit Systems e RUAG oferecem seus morteiros pesados de 120mm embarcados para integração com o blindado 6x6 Guarani. A Holanda anuncia a compra de cinco aviões KC390 Millennium, fabricados pela Embraer Defesa e Segurança, enquanto a ABIMDE e a APEX-Brasil apoiam o Pavilhão Brasileiro de empresas presentes na feira de Paris.

No mês de julho, enquanto a AKAER assina com o EB o contrato de modernização dos 6x6 Cascavel, é oficialmente lançada a concorrência VBC-CAV 8x8 com o RFI ou Request for Information. Em Anápolis são entregues os dois simuladores comprados para treinar pilotos dos caças SAAB Gripen, e INFODEFENSA publica um especial sobre a Aviação de Transporte Militar na América do Sul, com especial destaque para o Embraer KC390 Millennium. Ao final do mês, a FAB incorpora oficialmente seu primeiro Airbus A330, denominado KC-30, na Base Aérea do Galeão.

Capa astros 30anos eb1

Astros da Avibras Aeroespacial: 30 Anos de EB. Fotomontagem: Roberto Caiafa

Em Agosto, enquanto os Ministros da Defesa das Américas reúnem-se em Brasília, o ex-Porta Aviões São Paulo (A-12), transformado em um casco sucata, inicia sua atribulada viagem com destino a Turquia onde planeja-se o seu desmantelamento. É confirmada a doação de obuseiros autopropulsados M-108 e blindados de transporte de tropas 6x6 Urutu ao Uruguai, pelo EB, que também anuncia a compra de 222 mísseis FGM-148 Javelin e 33 sistemas lançadores. A Operação Formosa 2022 é um marco na interoperabilidade das Forças de Terra, Mar e Ar operando juntas no Planalto Central. Para modernizar a Artilharia de sua Força Terrestre, o Brasil lança consulta pública visando adquirir obuseiros autopropulsados sobre rodas de 155mm, armamento inédito para o Exército. A Marinha do Brasil lança seu Programa de Navios Patrulha de 500 toneladas, com meta de construir 12 exemplares, e Portugal surge como novo interessado em adquirir os EMB-314 Super Tucano anteriormente desejados pelo Uruguai.

Riachuelo Foto Marina Brasil

O Riachuelo no dia de sua entrega a esquadra. Foto: Roberto Caiafa

O PROSUB abre o mês de setembro com a entrega do submarino Riachuelo ao setor operativo da Esquadra e os testes do Humaitá avançando dentro do cronograma. No mês do Bicentenário da Independência do Brasil, a festa em Brasília não tem a presença dos novos caças Gripen E (F.39). O Exército anuncia a desativação definitiva de 129 blindados Urutu 6x6 e confirma que somente 25% da frota de carros de combate Leopard 1A5 BR irá receber o pacote de modernização que ainda está em estudos quanto a configuração desejada. A Embraer anuncia parceria acionária com a Xmobots (drones) enquanto promove o KC390 no Leste Europeu e na Ásia e lança, nos estados Unidos, uma versão “América” da aeronave em associação com a L3 Harris.

KC390 pelo mundo por Roberto Caiafa

Apesar da redução nas encomendas FAB, o KC390 conseguiu importantes vendas no exterior. Foto R. Caiafa

Outubro registra a chegada de mais dois caças SAAB F.39 Gripen ao Brasil. A Marinha testa o drone V-BAT 128 da Martin UAV, a Embraer entrega radares SABER M60 de 2ª geração ao Exército que anuncia a compra de 20 veículos 6x6 MaxxPro MRV-P da NAVSTAR. O casco sucata do NAe São Paulo retorna a águas brasileiras após ter seu ingresso no Mar Mediterrâneo negado por autoridades turcas, permanecendo a 30 milhas do porto de SUAPE, em Pernambuco. A Tidiwise e a Engeprom unem forças para desenvolver um USV caça minas para a Marinha do Brasil, e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro recebe 600 fuzis IWI ARAD, fabricados em Israel.

Em novembro, a ARES Aeroespacial e Defesa apresenta o simulador da torre UT30BR (canhão de 30mm) enquanto o Exército confirma a entrega dos mísseis Rafael SPIKE LR (100 adquiridos) para 2024. Infodefensa publica o 2º especial do ano, Artilharia de Campanha na América do Sul, com destaque especial para o Astros 2020 e o Míssil Tático de Cruzeiro de 300km de alcance (AV-MTC 300) fabricado pela Avibras Aeroespacial e Defesa. A SAAB conclui a fabricação do primeiro conjunto de fuselagem dianteira de caça Gripen E no Brasil, e a Polícia Federal recebe uma frota de oito veículos blindados Scorpion APC 4x4. A Embraer anuncia Bosco da Costa como o seu novo CEO em 2023, sucedendo a Jackson Schneider. O Projeto de Lei Orçamentária de 2023 destina pouco mais de 500 milhões de dólares para os programas estratégicos das forças, e o Centauro II é finalmente anunciado como o vencedor da licitação VBC-CAV 8x8.

Centauro eb1

Centauro 2 no EB: o favorito venceu e convenceu. Arte sob foto de Roberto Caiafa

Dezembro começa com a Marinha do Brasil batizando seu futuro Navio Polar como “Almirante Saldanha” ao mesmo tempo em que anuncia importantes avanços nas tecnologias de produção de combustível nuclear, todas elas 100% brasileiras. A 7ª Mostra BID Brasil em Brasília traz a entrega de dois drones Nauru 1000C da Xmobots para a Aviação do Exército, e nos bastidores, a cassação de uma liminar que pretendia impedir a compra dos blindados 8x8 Centauro II com base em alegações infundadas. A Marinha do Brasil incorporou o Navio Patrulha Maracanã a Esquadra após anos de um conturbado processo de construção, marcando assim a volta dessa capacidade ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Por fim, os caças F.39E Gripen foram recebidos no seu novo lar, a Base Aérea de Anápolis (1º Grupo de Defesa Aérea, Esquadrão Jaguar).

Tamandare frigate 2

A fragata Classe Tamandaré: corte da primeira peça de metal em setembro deu início a construção do 1º navio. Arte 3D da thyssenkrupp Marine Systems



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto