Leonardo AW119 Koala MKII alcança operabilidade multimissão na Ciopaer RN dois meses após entrega
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Seguridad (Portugués) >
Segurança Pública

Leonardo AW119 Koala MKII alcança operabilidade multimissão na Ciopaer RN dois meses após entrega

A nova máquina proporciona maiores possibilidades operacionais graças à sua robustez, maior capacidade de passageiros e espaço interno para transporte aeromédico
Snapshot 3093
O "Potiguar 02" decolando para mais uma missão real pelo CIOPAER RN. Foto: CIOPAR RN
|

PS-GOD é a significativa matrícula do mais novo helicóptero a disposição do CIOPAER SESED do Rio Grande do Norte, um moderno Leonardo AW119 Koala MKII entregue a corporação ao final do mês de agosto e que está revolucionando a forma daquela instituição de segurança pública voar missões policiais ou de resgate/socorro, usando o call sign "Potiguar 02".



Uma intensa rotina de treinamentos teóricos e práticos foi lançada para realizar a conversão dos primeirros pilotos ao tipo, e paralelamente, propiciar a formação de tripulantes operacionais, mecânicos e pessoal de apoio em solo.

Snapshot 3080O AW119 possui aviônica sofisticada instalada no nariz modular, tudo dentro do conceito LRU. Foto: CIOPAER RN

Paralelamente, unidades policiais especiais como o Batalhão de Choque, os K-9 (cães policias) e os guarda-vidas/bombeiros, dente outros, também realizaram diversos treinamentos tendo como ferramenta de missão principal o "Potiguar 02" e os procedimentos operacionais adequados a cada tipo de força policial/socorro/resgate embarcada.

Multimissão

Equipado com guincho elétrico e farol de busca, o AW119 MKII também está dotado com amplo espaço interno e piso plano. 

O "Potiguar 02" pode assim executar com igual desenvoltura missões MEDEVAC com maca e pessoal médico a bordo, transportar tropas especializadas na repressão e combate ao crime, ou ainda efetuar no resgate de pessoas em meio a uma catástrofe natural, utilizando uma miríade de técnicas como McGuire de precisão, Fast Rope, infiltração/exfiltração aquática, etc.

Snapshot 3081A manutenção do AW119 conta com pessoal do CIOPAER qualificado no tipo pela Leonardo Helicopters. Foto: CIOPAER RN

Seja qual for a missão destinada a uma unidade de aviação de segurança pública, o novo helicóptero do CIOPAER RN está apto a cumpri-la, apresentando ainda capacidade quick change para configurações diferentes, de acordo com o perfil da operação.

Histórico

O Governo do Rio Grande do Norte e o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, realizou a entrega oficial ao CIOPAER (Centro Integrado de Operações Aéreas) / SESED, do novo helicóptero POTIGUAR 02, modelo AW119 Koala MKII, ao final do mês de agosto último.

A nova máquina vem proporcinando uma abrangência no tocante as operações através da sua pujança, maior capacidade de passageiros (2+6) e espaço interno para realização de transporte aeromédico, o que faz do Koala MK II uma opção lógica  para realizar operações mais complexas.

Snapshot 3066Detalhe do guincho elétrico e seu suporte: essencial em operações SAR sobre terra ou sobre o mar. Foto: CIOPAER RN

O novo helicóptero do CIOPAER foi adquirido em 2023 pelo valor aproximado de R$ 28 milhões, dos quais o governo estadual entrou com cerca de R$ 7 milhões em contrapartida. 

O Leonardo AW119 MKII tem capacidade para dois pilotos e até seis passageiros, autonomia de três horas de voo, e está homologado para operar sob regras de voo visual (VFR) diurnos, noturnos e condições VMC (Visual Meteorological Condition).

Para realizar operações policiais, de segurança pública, patrulhamento, fiscalização, combate a incêndios, resgates aeromédicos, o “POTIGUAR 02” possui sistema de rádio tático TDFM criptografado, sensores de imageamento aéreo, gancho de cargas e heli-balde (bambi-bucket) com capacidade de 910 litros de água ou retardante químico.

Snapshot 3087O novo helicóptero foi muito bem recebido pela tropa, devido a sua versatilidade operacional e capacidade multimissão de rápida conversão. Foto: CIOPAER RN



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto