AMÉRICA | Tierra
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

Projeto Defesa Antiaérea

Operadores dos sistemas antiaéreos Gepard do Exército Brasileiro treinam na Alemanha

21/05/2013

(Infodefensa.com) Sao Paulo – Vinte militares pertencentes a diversas organizações militares de artilharia antiaérea do Exército Brasileiro participam desde o dia 04 de março de um programa de treinamento com vistas à operação dos sistemas antiaéreos Gepard 1A2 recentemente adquiridos. Com previsão de encerramento em 17 de maio próximo, o curso esta sendo ministrado em Hardheim, Alemanha,e faz  parte das ações previstas no Projeto Defesa Antiaérea, o qual compõe o conjunto de Projetos Estratégicos do Exército Brasileiro.

A aquisição dos Gepard 1A2, sistema desenvolvido e fabricado pela alemã Krauss-Maffei Wegmann (KMW) e oriundos do inventário ativo do Exército da Alemanha, serão entregues para a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª BdaCavBld) e a 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª BdaInfBld).  O contrato prevê o  recebimento de um lote inicial de veículos a serem utilizados na defesa antiaérea das arenas esportivas da Copa das Confederações FIFA, evento que acontece em julho nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Na estrutura organizacional da força, foi decidido distribuir o material adquirido para a EsACosAAe, que receberá dois Gepard 1A2 operacionais, um simulador completo funcional, uma torre do carro para instrução e um set de ferramenta. A 11ª Bateria AAAe, a qual será orgânica da 5ª BdaCavBld, ficará com 16 viaturas Gepard 1A2, uma viatura socorro, um simulador no estado e um set de ferramentas. A 6ª Bateria AAAe, orgânica da 6ª BdaInfBld, integrará  outras 16 viaturas operacionais mais uma socorro, um simulador no estado e um set de ferramentas.

O Comando Militar do Sudeste (CMSE) através da 1ª Brigada AAAe, executará todo o planejamento do recebimento dos carros (em conjunto com a Divisão de Material), os testes de aceitação do material, o treinamento inicial das guarnições, os deslocamentos necessários e definição de destino intermediário do Sistema AAeGepard para emprego nos grandes eventos de 2013, bem como em todos os eventos dos próximos anos.

rc/ceh

Fotos: CECOMSEX EB

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje