AMÉRICA | Defensa
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

No Comando Militar do Sudeste

Exército e ABIMDE apresentaram para indústria nacional de defesa o atual status dos principais Projetos Estratégicos

03/07/2013

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - Com as presenças do general de divisão Floriano Peixoto Vieira Neto, comandante da 2ª Divisão de Exército, de Sami Youssef Hassuani, diretor-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), e Carlos Erane de Aguiar, presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), foi realizada no auditório do Comando Militar do Sudeste (CMSE), reunião de trabalho com membros das duas entidades mais a participação de militares do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), que apresentaram para os representantes da indústria nacional de defesa presentes o atual status dos principais Projetos Estratégicos (PEE) da Força Terrestre.

Após uma breve introdução proferida pelo coronel Novaes sobre as atividades do EPEx, seguiram-se as falas do general de divisão José Carlos (Projeto Defesa Cibernética), general de divisão João Roberto de Oliveira (Projeto SISFRON), general de brigada José Fernando Iasbech (Projeto PROTEGER), general de brigada Márcio Roland Heise (Projeto Defesa Antiaérea), general de brigada R/1 José Júlio Dias Barreto (Projeto Astros 2020), coronel José Henrique de Cássio Ruffo (projeto Guarani), coronel Rossi (Projeto RECOP) e novamente o coronel Novaes, que finalizou a apresentação falando sobre as possibilidades do estabelecimento de Parcerias Público Privadas (Projeto Unidade PPP).

A ABIMDE aproveitou a reunião para anunciar a expressiva marca alcançada de 200 empresas associadas, e homenageou como associada honorária o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), instituto privado que cria soluções inovadoras com tecnologia da informação e comunicação para empresas e indústrias. O vice-almirante RM/1 Carlos Afonso Pierantoni Gamboa, vice-presidente da ABIMDE, informou aos presentes sobre o sucesso da participação brasileira no 50º Paris Air Show, ressaltando a importância da parceria entre a ABIMDE e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil) para viabilizar a presença de 16 empresas nacionais naquele evento internacional (Akaer, Albergo, EZ Grip, BCA, Santos Lab, Omnisys, Iacit, Avionics, Airmod, Ambrasolutions, Archosolutions, Figwal, Globo Usinagem, Metinjo, Recominte eTroya, mais a Embraer Defesa e Segurança e a Alcântara Cyclone Space com estandes próprios).

Também foram divulgadas ações do setor industrial de defesa para os próximos meses, como a realização do Workshop Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) da Força Aérea Brasileira; a entrada do Sistema FIERGS no COMDEFESA no próximo dia 24 de julho; a realização de reuniões entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal e o Comitê VANT visando debater a urgente necessidade de regulamentação do emprego operacional de veículos aéreos não tripulados no espaço aéreo brasileiro; a realização de workshop do Comitê de Simulação e Treinamento no WSTM (Brasília, outubro) e I/ITSEC (Orlando-Flórida, dezembro); a divulgação da lista com 12 eventos internacionais que terão a presença da parceria APEX-ABIMDE (Dimdex, Fidae, DSA, Sofex, ILA Berlin, Eurosatory, MSPO, AAD, Euronaval, Indodefense, Milipol Catar e Exponaval); e as festividades dos 28 anos da ABIMDE, a serem comemorados em agosto próximo.

Fechando o rol de anúncios, foram confirmadas as tratativas iniciais entre a Marinha do Brasil e a Thales Nederland visando à aquisição do sistema I-Mast 100 (Thales Integrated Mast) para instalação nas novas corvetas Classe Barroso modificadas, atualmente em fase de especificação de projeto, e da qual se preveem um total de cinco unidades a serem construídas em estaleiro brasileiro nos próximos anos. O I-Mast é um revolucionário conceito de mastro integrado dotado de sensores no estado da arte e talhados para missões de vigilância costeira, patrulha marítima e combate a ameaças assimétricas. Para maiores detalhes sobre o funcionamento do I-Mast, veja reportagem exclusiva feita na Holanda e publicada em Infodefensa.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje