Grupo Stefanini atua em parceria com a IMBEL no desenvolvimento do Rádio Definido por Software 100% brasileiro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Plataformas (Portugués) >
Independencia tecnológi

Grupo Stefanini atua em parceria com a IMBEL no desenvolvimento do Rádio Definido por Software 100% brasileiro

O objetivo final é conectar as Forças Armadas brasileiras em terra, ar e mar com tecnologia de comunicação criptografada e segura
IMBEL (@imbel oficial)
|

Stefanini Cyber, multinacional brasileira especializada em Cyber Security, está trabalhando ativamente em uma cooperação técnica firmada com a IMBEL (Indústria de Material Bélico do Brasil), atuando no desenvolvimento de tecnologia de formas de onda para uso militar do Exército Brasileiro no campo de Rádios Definidos por Software ou RDS (Projeto Rondon)

O sistema representa um marco no cenário tecnológico da comunicação para missão crítica, além de permitir segurança tecnológica para tratamento de informações recebidas e fornecidas durantes as ações.

Logo stefanini2020

O RDS-Defesa, programa sob a responsabilidade do Ministério da Defesa, é o principal beneficiário desses desenvolvimentos, cujo objetivo final é conectar as FFAA brasileiras em terra, no ar e no mar com uma tecnologia de comunicações seguras criptografadas e resistentes a qualquer ameaça cibernética conhecida.

Projeto RDS-Defesa faz parte de um Projeto de Interoperabilidade Técnica de Comando e Controle do Ministério da Defesa, e é coordenado pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx), com o objetivo de desenvolver um rádio 100% nacional, tendo completo domínio tecnológico do hardware, da forma de onda (software) e da criptografia, e que cumpra os Requisitos Operacionais Conjuntos (ROC) das três Forças. 

O RDS-Defesa proporciona diversas aplicações no contexto da Interoperabilidade técnica de comando e controle podendo ser utilizado em programas estratégicos como SISFRON, SisGAAz, Guarani, VBC CAV 8×8, entre outros.

Entre as vantagens de um RDS incluem-se a independência tecnológica de hardware e o software; a capacidade de interoperabilidade, de portabilidade de Formas de Onda e de agregação de novos serviços, sem necessidade de substituição do hardware; e a possibilidade de acompanhar os avanços tecnológicos no setor de comunicações por rádio.

O Projeto conta com apoio financeiro do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio de convênios estabelecidos com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Imbel RDS Rondon Capa

Nozomi Networks

Outra parceira estratégica da Stefanini Cyber é a Nozomi Networks, empresa referência no mercado de fabricação de cibersegurança para OT (Tecnologia Operacional) e IoT (Internet das Coisas). 

Seus ativos têm a missão de proteger infraestruturas críticas (estações de tratamento de água, centrais elétricas, etc) e redes/conectividade de organizações industriais e governamentais contra as inúmeras ameaças cibernéticas ao redor do mundo.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto