USAF muda requisitos do programa LAS
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

USAF muda requisitos do programa LAS

SuperTucano2
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - Segundo informações que circularam na mídia estadunidense a partir do final da semana passada, a Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF) esta mudando alguns requisitos do RFP (Request For Proposal) do programa Light Air Suport (LAS). As mesmas fontes informaram que o Secretario da USAF, Michael Donley, disse que esse RFP modificado deverá ser enviado nas próximas três semanas aos fabricantes interessados em disputar a “nova” concorrência.

O resultado final do LAS já havia apontado o avião de ataque leve e treinamento avançado Super Tucano, da Embraer Defesa e Segurança (EDS), como vencedor. No dia 28 de fevereiro último a USAF determinou o cancelamento da contenda.

A EDS e sua parceira estadunidense, a Sierra Nevada, ainda comemoravam a divulgação da seleção do Super Tucano, cuja venda inicial estava orçada em um contrato de US$ 355 milhões, quando a noticia foi oficialmente publicada.  O cancelamento do LAS foi precedido por uma apelação judicial impetrada pela derrotada Hawker Beechcraft, a qual disputou a concorrência ofertando o seu AT-6B.

Donley disse que a USAF admite ter constatado problemas com a documentação, isso após ter sido concluída a seleção. “Nós não temos confiança nessa documentação” disse ele a repórteres no dia 05 de abril durante um encontro com a imprensa especializada em Washington. “Isso serviu de base para cancelarmos a concretização do contrato”, completou.  Entretanto, até o momento, detalhes específicos sobre o que não estava de acordo ainda não foram revelados.

O RFP revisado conterá ajustes para o cronograma de entregas devido ao atraso provocado pelo arquivamento do processo, informou Donley. O primeiro exemplar do modelo escolhido deverá estar voando no Afeganistão em abril de 2013. Adicionalmente, Donley informou que a USAF reexaminará se mais voos de demonstrações serão necessários na próxima competição.

Uma investigação nas documentações do LAS, que esta sendo feita pelo General Donald Hoffman, chefe do Comando de Material da USAF, esta próxima do final. Ele foi chamado para verificar o que estava errado no processo, esclareceu Donley.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto