AMÉRICA | Defensa
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

Indra anuncia contrato de R$ 50 milhões na área de TI

Celso Amorim recebe ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés, em Brasília

13/03/2013

(Infodefensa.com) Brasilia - O ministro Celso Amorim recebeu, nesta terça-feira (12), o ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés, em visita oficial ao Brasil. Após as honras militares, as duas autoridades tiveram uma reunião privada, seguida de encontro bilateral. Na reunião, o ministro espanhol revelou interesse numa aproximação com o Brasil e outros países sul-americanos para tratar do apoio em questões de desastres naturais. Por sugestão de Amorim, prontamente aceita por Morenés, o tema será objeto de cooperação bilateral – que poderá, futuramente, ser estendida aos outros países que integram a União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Morenés manifestou interesse, também, no setor de defesa cibernética, considerado como “área de cooperação prioritária”. Celso Amorim citou a experiência do país na criação do Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, já em funcionamento, e concordou em aprofundar a troca de conhecimentos nesse campo. Como reflexo destes acertos, a Indra, empresa espanhola fornecedora estratégica de serviços de TI, anunciou nesta terça feira a obtenção de um contrato avaliado em R$ 50 milhões, para o fornecimento de prestação de serviços tecnológicos em 12 instituições dependentes do Governo Federal, a saber: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; o Instituto Brasileiro de Inovação e Ciência; o Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico; o Tribunal Superior Eleitoral; a Comissão Nacional de Energia Nuclear; o Observatório Nacional; o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; o Instituto Nacional do Semiárido; o Museu Paraense Emílio Goeldi. A elas se somam a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério dos Esportes e o Superior Tribunal de Justiça.

Relações de Estado

A visita do ministro Morenés é desdobramento do encontro da presidenta Dilma Rousseff com governantes espanhóis, ocorrida em novembro do ano passado em Madri. Já na atual visita de Morenés, coube ao ministro brasileiro iniciar a exposição com relato de temas que interessam aos dois países. Amorim destacou, por exemplo, o trabalho de revitalização dos aviões P3 Orion e da aquisição das aeronaves C-295 EADS CASA, que no Brasil têm a denominação de C-105 Amazonas. Outro tema em debate foi o Programa de Obtenção de Meios de Superfície (Prosuper) da Marinha do Brasil, em que há interesse de estaleiros espanhóis no fornecimento de embarcações, e o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) do Exército Brasileiro. Os dois ministros conversaram ainda sobre a importância de fortalecer o intercâmbio entre militares das respectivas Forças Armadas. Ao final do encontro, Amorim reiterou o convite para que se realizem visitas de alto nível do Ministério da Defesa espanhol ao Brasil. Morenés, por sua vez, informou que estará representado na feira LAAD Security & Defence, que acontece em abril no Rio de Janeiro, pelo Diretor Geral de Armamento e Material de seu país.

Fotos: Felipe Barra / Ministério da Defesa

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje