AMÉRICA | Armada
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

ETP-M e LEG-M

Engenharia Naval assina contrato de construção de Embarcações de Apoio

22/07/2013

(Infodefensa.com) Sao Paulo - O diretor de Engenharia Naval, vice-almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana, e o diretor executivo do Estaleiro B3 Boat, Danilton Camilo, assinaram os contratos para a construção de uma Lancha de Emprego Geral Média (LEG-M) e de três Embarcações para Transporte de Pessoal Médias (ETP-M). O evento foi realizado na Diretoria de Engenharia Naval (DEN), localizada no Rio de Janeiro.

Os contratos objetivam a obtenção das embarcações, por construção, inclusive com o desenvolvimento do projeto de concepção e engenharia, o que estimula o desenvolvimento tecnológico da região e do País. Elas estão inseridas no Plano Plurianual de Obtenção de Embarcações de Apoio (PPOEA).

A LEG-M tem como características básicas: comprimento total de 12 metros, boca moldada máxima de 5,0 metros e calado máximo de 0,7 metros, comportando 40 passageiros e quatro tripulantes. A esta embarcação serão atribuídas tarefas de transporte de cargas gerais, em atividades de apoio administrativo ao Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), na Ilha das Enxadas (RJ).

A LEG-M será dotada de moderno sistema de propulsão, terá grande mobilidade e manobrabilidade e elevados requisitos de segurança para a navegação na Baía de Guanabara (Rio de Janeiro). O prazo estimado para a construção é de 270 dias.

As três ETP-M têm as seguintes características básicas: comprimento de 25 metros, boca moldada máxima de 7,5 metros, calado máximo de 1,2 metros, comportando 200 passageiros e quatro tripulantes. Estas embarcações, destinadas ao CIAW e ao Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM), serão empregadas no transporte do pessoal administrativo, alunos e, no caso do CADIM, no apoio à atuação em Ações Cívico-Sociais relacionadas aos residentes da Ilha da Marambaia.

As ETP-M constituem-se importante instrumento para a consecução das tarefas delegadas a estes Centros. Elas serão dotadas de modernos equipamentos de comunicações, equipamentos de navegação eletro-eletrônica, sistemas de propulsão e geração de energia, além de atender aos mais modernos requisitos de segurança e salvaguarda da vida humana previstos para embarcações desse tipo. O prazo estimado para a construção das embarcações é de 420 (1ª ETP-M) até 630 dias (3ª ETP-M).

rc/avs

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje