Centro de Tecnologias Aeronáuticas e Instituto de Inovação em Defesa
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Centro de Tecnologias Aeronáuticas e Instituto de Inovação em Defesa

0 Fiesp CTA IID
|

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP) apresentou no Parque Tecnológico de São José dos Campos, dois novos projetos, o Centro SENAI de Tecnologias Aeronáuticas e o Instituto SENAI de Inovação em Defesa, o que significará um aporte financeiro de R$ 102 milhões nestes dois empreendimentos.

Segundo Ricardo Terra, diretor técnico do SENAI-SP que detalhou os projetos, o objetivo da criação dos centros é atender, com excelência, as demandas do setor aeronáutico. Segundo ele, as novas instalações irão alavancar a formação e qualificação de mão de obra. “Há um enorme desafio atualmente no Brasil na área de capacitação em aviação”, afirmou Terra.

Durante o evento, foi exibida a primeira Escola Móvel de Aviônicos do Brasil. A unidade oferecerá capacitação profissional e cursos para os segmentos de manutenção e fabricação, contemplando toda a eletrônica embarcada presente em aeronaves, como sistema de navegação, comunicação e controle de voo.

Tecnologias Aeronáuticas

Segundo seus idealizadores, o Centro de Tecnologias Aeronáuticas do SENAI-SP será a primeira estrutura de capacitação em aviação de classe mundial na América Latina. Com mais de 20 mil metros quadrados de área construída, o Centro contemplará tecnologias emergentes, incluindo laboratórios de novos materiais, com ênfase em compósitos, biocombustíveis, novas tecnologias para união de materiais.

O espaço também abrigará 13 laboratórios voltados para a área de eletrônica embarcada em aeronaves (como sistemas de comunicação, navegação e detecção), uma câmara para acionamento e testes de motores a reação, câmaras para desenvolvimento de projetos virtuais e em realidade aumentada (CAVE), laboratórios de metrologia, idiomas e modernos equipamentos de usinagem. A unidade terá capacidade para atender mais de cinco mil alunos anualmente, sendo 752 em cursos de longa duração.

O Centro possuirá cursos de aprendizagem industrial, cursos técnicos e tecnológicos, além de qualificar profissionais já em atividade no parque industrial da região do Vale do Paraíba.

Inovação em Defesa

O Instituto SENAI de Inovação em Defesa reunirá quatro grandes laboratórios, além de estruturas de apoio com mais de dois mil metros quadrados de área. As tecnologias instaladas contemplarão as áreas de compatibilidade eletromagnética, que terá uma câmara anecóica capaz de suportar os rigorosos padrões de testes do setor de defesa.

“As metas do instituto foram traçadas em parceria com o Departamento da Indústria de Defesa (Comdefesa) da FIESP”, afirmou Ricardo Terra.

O Instituto abrigará ainda um laboratório de pesquisa em materiais compósitos, com ênfase no desenvolvimento e investigação de propriedades específicas; um laboratório para o desenvolvimento de sensores, com ênfase no desenvolvimento de sensores inerciais e infravermelhos e um laboratório de realidade virtual para o desenvolvimento de projetos virtuais, incluindo estudos ergonômicos aplicados.

Foto: SENAI



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto