AMÉRICA | Tierra
-/5 | 0 votos

Protótipo Cascavel MX-8 da Equitron e o Projeto Fênix

Tiro Técnico 90 mm no Arsenal de Guerra de São Paulo

07/11/2016 | São Paulo

Roberto Caiafa

O Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), unidade de material bélico do Exércitro Brasileiro, realizou o tiro técnico da Viatura Blindada de Reconhecimento (VBR) Cascavel MX8 modernizada em parceria com a Equitron, fruto mais recente do Projeto Fênix.

Trata-se do mesmo blindado  6x6 exibido em Brasília durante a 4ª Mostra BID Brasil, em setembro.

O tiro técnico aconteceu no final de outubro, no Campo de Instrução do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (2º GAC L), localizado em Itu (SP), e serviu para a verificação, por parte dos técnicos do AGSP e da Equitron, do correto alinhamento e calibração do sistema de mira/tiro óptico secundário, e do novo sistema principal servo-assistido eletro-hidraulicamente da arma principal de 90 mm CM90 Mk.3 (alcance estimado de 1.6Km a 3.5Km).

Essa modernização foi instalada em uma nova torre, reprojetada e expandida, integrada com visão termal e telêmetro laser, sistema digital de comunicação e espaço protegido que permite aumentar a quantidade de munição 90 mm transportada.

Na parte externa, lançadores de mísseis anticarro (um de cada lado) complementam as modificações. (o ATGM que pode vir a dotar o MX-8 ainda não foi definido, não havendo uma previsão de quando isso poderá ocorrer).

O cronograma divulgado e cumprido pela Equitron e pelo AGSP iniciou-se em 2014, quando a modernização da plataforma veicular foi efetuada.

Nessa fase, o MX-8 recebeu um novo motor eletrônico, caixa de mudanças automáticas, freios a disco e ar-condicionado.

Na segunda fase do projeto, realizada no biênio 2015/2016, implementou-se no MX-8 o acionamento elétrico hidráulico em azimute e elevação da torre, além da instalação preliminar de tubos lançadores de mísseis, apenas para a validação do conceito, mas a visão termal e os sensores do sistema de tiro digitalizado.

Imagens: Arsenal de Guerra de São Paulo / Exército Brasileiro

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje