Avionics Services irá mostrar o ARP Caçador na feira em Rio
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Avionics Services irá mostrar o ARP Caçador na feira em Rio

ARP Caçador da Avionics Services. Fotos: Roberto Caiafa
|

A aeronave remotamente pilotada (ARP) Caçador é uma versão brasileira do UAV Heron-1, desenvolvido pela Israel Aerospace Industries (IAI) e usado por mais de 20 países.

Essa ARP está de acordo com os requisitos de Declaração de Conteúdo Nacional (DCN), e a nacionalização e certificação é responsabilidade da empresa Avionics Services, de Botucatu, São Paulo.

O “Caçador" é um sistema indicado para missões como controle de fronteiras, monitoramento de atividades ilegais, monitoramento ambiental, controle de poluição, indústrias de petróleo e gás, agricultura de precisão e aplicação militar de missões múltiplas com informações em tempo real.

O protótipo baseado em Botucatu vem cumprindo com sucesso vários voos de teste, depois de atender todos os regulamentos e obter as aprovações e permissões exigidas pelas autoridades governamentais brasileiras.

A ARP Caçador é classificada como de Média Altitude e de Longo Alcance (MALE), capaz de voar mais de 40 horas alcançando até 30.000 pés. O peso máximo de decolagem é de 1.270kg, transportando 250kg de carga paga de sensores (payload) capazes de, simultaneamente, realizar uma variedade de missões.

Além disso, o link de comunicação na banda “C” (linha de visada) do Caçador permite atingir um raio de 250km.

Com a adição de um canal de comunicação via satélite de banda larga (KU), essa ARP poderá operar a distâncias superiores a 1.000 km de sua base, com sua estação de comando e controle (AGCS) localizada em qualquer ponto estratégico do País.

Uma capacidade importantíssima, especialmente para países com grande extensão territorial como o Brasil, e que deverá ser atendida brevemente com a entrada em órbita do SGDC, previsto para o final de março.

Desenvolvimento bem sucedido

Após a assinatura de um convênio de cooperação há 3 anos, a IAI e a Avionics Services têm trabalhado em conjunto para estabelecer uma forte base industrial brasileira no campo dos sistemas não tripulados (ARP).

O processo incluiu esforços significativos de transferência de tecnologia e conhecimento para garantir maior independência da Indústria Brasileira na complexa proficiência de sistemas avançados não tripulados (ARPs).

A Avionics Services estabeleceu no aeródromo de Botucatu a infraestrutura profissional necessária para a produção e manutenção de ARPs, sendo um centro de excelência para sistemas aéreos não tripulados (ARP's).

A aprovação do ARP “Caçador” como Produto Estratégico de Defesa (PED) demonstra a capacidade da Avionics Services na implantação de tecnologias de ponta nos mercados de ARP (UAVs) da América Latina e Brasil, com o suporte da IAI.

Imagens: Roberto Caiafa para Infodefensa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto