menú responsive
AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

Brasil define datas de chegada do primeiro caça de 36 encomendados

Dia do Aviador da Força Aérea Brasileira terá presença do Gripen E 39.6001

FAB apresentará 1º Gripen no Dia do Aviador em Brasília. Foto: Saab

FAB apresentará 1º Gripen no Dia do Aviador em Brasília. Foto: Saab

06/08/2020 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

O primeiro Gripen E (F-39) da Força Aérea Brasileira (FAB) já tem data para chegada no Brasil. A aeronave chegará ao país por via marítima no mês de setembro de 2020.

A autorização de sobrevoo e pouso para a primeira aeronave F-39 Gripen (número de série 39.6001), pertencente a SAAB, em missão de traslado para dar continuidade às campanhas de ensaio já iniciadas na Suécia relativas ao Programa Gripen Brasileiro já possui um cronograma.

A partir do dia 25 de setembro de 2020 deverá ocorrer o traslado entre Navegantes e Gavião Peixoto, isso após a chegada ao Brasil pelo mar, montagem do avião ao lado do Porto de Navegantes, no aeroporto local e, posteriormente, já em Gavião Peixoto, voos esporádicos, nas áreas de ensaio destinadas à Embraer.

No mês seguinte ocorre um voo específico para Brasília, no dia 23 de outubro de 2020, durante as atividades referentes ao Dia do Aviador de da Força Aérea Brasileira, data magna da instituição e ocasião em que o avião será oficialmente apresentado a sociedade brasileira e autoridades governamentais.

Histórico do 39.6001

 

Em 26 de agosto de 2019, o Gripen E da FAB, designado 39-6001, decolou em seu voo inaugural, conduzido pelo piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg.

A aeronave operou a partir do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia.

A duração do voo foi de 65 minutos e incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades.

O principal objetivo na ocasião foi verificar que o comportamento da aeronave estava de acordo com as expectativas.

Este é o primeiro Gripen brasileiro produzido, e está sendo utilizado como aeronave de testes no programa de ensaios em voo no Brasil.

A principal diferença em comparação com as aeronaves de teste anteriores é que o 39-6001 dispõe de um cockpit com layout totalmente novo, com a tela panorâmica, chamada Wide Area Display (WAD), dois pequenos Head Down Displays (HDD) e um novo Head Up Display (HUD).

Outra relevante diferença é um moderno sistema de comando de voo (do inglês flight control system – FCS) com atualizadas leis de controle para o Gripen E.

Ele também inclui pequenas modificações no hardware e no software.

O desenvolvimento do avião será continuado no Centro de Testes de Voo Gripen do Brasil, em Gavião Peixoto, unidade industrial da Embraer Defesa e Segurança que possui uma das pistas de pouso e decolagem mais extensas do mundo, com mais de 5 km de extensão.

Gavião Peixoto também recebeu recentemente exclusivos rigs de integração para o avião (bancadas de testes) e um simulador de voo completo e integrado em rede, único no mundo fora da Suécia e específico para os novos Gripen E/F brasileiros.

Imagens: Roberto Caiafa/SAAB

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje