menú responsive
AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

A implantação operacional da aeronave está prevista para outubro

Futuros pilotos do F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira treinam na Suécia

Imagens: Força Aérea Brasileira/Roberto Caiafa

Imagens: Força Aérea Brasileira/Roberto Caiafa

28/01/2021 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

O Esquadrão Jaguar, formado por quatro pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o treinamento operacional do caça Gripen na Ala F7 da Força Aérea Sueca, na cidade de Såtenäs. Ao longo deste ano, um total de dez pilotos brasileiros realizarão treinamento de conversão e prontidão para combate nas aeronaves operacionais JAS-39 C/D.

 Após o treinamento, esses pilotos retornarão ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), localizado na Ala 2, em Anápolis (GO), para dar continuidade ao desdobramento operacional do F-39 Gripen E, previsto para outubro deste ano.

A este respeito, o comandante da 1ª GDA, tenente coronel Leandro Vinicius Coelho, explicou que “o início da formação operacional dos pilotos é um marco decisivo, pois estes pilotos de caça foram previamente selecionados e preparados para este momento e estão prontos para começar o curso e eles, sem dúvida, representarão bem o país e a Força Aérea Brasileira ”.

Por sua vez, o futuro piloto do F-39E Gripen e integrante da primeira turma de treinamento, o major aviador Vítor Cabral Bombonato, destacou que o início do curso representa mais uma etapa importante no processo de implantação. “O avião está cada vez mais perto da atividade final da Força: o emprego operacional. Para nós, este momento é um motivo de muito orgulho”, acrescentou.

Infraestrutura para o Gripen

 

O comandante do Ala 2, coronel Gustavo Pestana Garcez, garantiu que a FAB continua trabalhando na "implantação da infraestrutura necessária para receber as novas aeronaves F-39E Gripen".

Garcez refere-se à ampliação e revitalização de arenas de infraestrutura como hangares e oficinas, estacionamentos de aeronaves e hangares de linhas de voo, áreas de manutenção de motores, novas instalações elétricas, hidráulicas e de apoio ao uso de computadores em rede.

 

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje